DIAGNÓSTICO DE PARASITOSES E MICOSES EM PARCERIA COM A SECRETARIA REGIONAL DE SAÚDE E COM CLÍNICAS PARTICULARES DE ALFENAS-MG

Apresentação
As parasitoses e micoses ainda consistem em um grande problema de saúde pública. A doença de Chagas por exemplo pode ser transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro. Outra importante parasitose é a Leishmaniose Tegumentar, que pode causar lesões frequentemente confundidas com outras patologias. Além disso, a infecção por parasitas do gênero Angyostrongilus pode ocorrer por intermédio de caramujos frequentemente encontrados em Alfenas-MG. Sabe-se que todas as parasitoses citadas podem ocasionar infecções preocupantes em humanos. Dessa forma, o objetivo desse projeto é a análise de triatomíneos capturados na região, a análise de caramujos capturados e o diagnóstico de lesões suspeitas para Leishmaniose e também micoses cutâneas e subcutânea. Dessa forma, espera-se contribuir com a Vigilância Epidemiológica da região, para que essas parasitoses possam ser melhor diagnosticadas e controladas.

Objetivos
- Identificar a espécie e analisar o conteúdo intestinal de triatomíneos encaminhados pela Secretaria Regional de Saúde, em busca do protozoário causador da doença de Chagas. - Analisar os moluscos encaminhados pelo município na intenção de encontrar parasitos do gênero Angiostrongylus, causadores de graves encefalites. - Analisar amostras de pacientes (como fezes ou sangue) com suspeita clínica de variadas parasitoses, como esquistossomose por exemplo. - Diagnosticar lesões de pacientes com suspeita de leishmaniose tegumentar ou micoses cutâneas e subcutâneas, através de biópsias encaminhadas pela Secretaria Regional de Saúde e também por Clínicas Particulares

Justificativa
A Superintendência Regional de Saúde de Alfenas (SRS/Alfenas) é uma Instituição Pública Estadual que compõe a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Essa instituição assessora, acompanha e monitora as ações de saúde desenvolvidas em 26 municípios: Alfenas, Alterosa, Arceburgo, Areado, Bandeira do Sul, Botelhos, Campos Gerais, Campo do Meio, Cabo Verde, Carvalhópolis, Conceição da Aparecida, Carmo do Rio Claro, Campestre, Divisa Nova, Fama, Guaranésia, Guaxupé, Juruáia, Machado, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende, Paraguaçu, Poço Fundo, São Pedro da União, e Serrania. Ela. Em todos os municípios que compõem a SRS/Alfenas (abrangendo aproximadamente 470.000 habitantes) já foram detectados triatomíneos pertencentes aos gêneros Panstrongylus e Rhodnius, considerados potenciais transmissores do T. cruzi. Além disso, a SRS-Alfenas concentra todos os casos da região suspeitos de Leishmaniose Tegumentar, outra parasitose de grande importância clínica. Essa infecção, se não diagnosticada e tratada adequadamente, ocasiona lesões ulceradas que podem ser porta de entrada para diferentes patógenos. A detecção correta dessa infecção pode se traduzir em melhoria da qualidade de vida desses pacientes, visto que a grande maioria dos casos é altamente responsiva ao tratamento. Dessa forma, o estabelecimento do fluxo de materiais clínicos e de espécimes de vetores capturados em toda a regional e também em clínicas particulares para diagnóstico na UNIFAL é de extrema importância para uma amplo número de habitantes. Além disso, o envio de caramujos capturados pela autarquia municipal para análise à procura de parasitos do gênero Angiostrongylus é de grande valia, dada a gravidade da angiostrongilíase cerebral, transmitida por caramujos Achatina fulica. Esses caramujos já foram encontrados em praticamente todos os estados do País, sendo eles bastante comuns em Alfenas. Além da importância para a população, no sentido de controle de parasitoses e monitoramento de infecções, a parceria com uma instituição governamental (SRS-Alfenas) e a contribuição para a melhoria das ações junto aos Programas de Controle (de Doença de Chagas e de Leishmaniose) fundamentam o importante papel que a universidade representa junto à sociedade.

Beneficiário
O público para o qual esse projeto é destinado consiste em toda a população da Regional de Saúde de Alfenas, que compreende 26 municípios.