DIPER: EM BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Apresentação
Projeto que tem por finalidade desenvolver ações de educação em saúde e cuidado às pessoas com condições crônicas, Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, especialmente, com o objetivo de estimular o autocuidado afim de reduzir as complicações, bem como, constituir apoio para a convivência com o adoecimento crônico e propiciar experiência da prática profissional. As ações estão pautadas nos princípios da integralidade da atenção à saúde, da Clínica Ampliada e do Autocuidado Apoiado. As experiências vivenciadas possibilitam aos integrantes o aprendizado social e político, exercendo o papel de cidadão comprometido com o processo saúde doença da população, viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade e estimula a participação da sociedade na prevenção e no autocuidado; permite a compreensão dos fatores intervenientes para adesão ao tratamento e propicia atualizações e reflexões acerca das temáticas e das políticas de saúde.

Introdução
As ações propostas buscam pela indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, pautados nos princípios da integralidade e da concepção do ser humano inserido em seu contexto sociocultural. Tem por objetivo a implementação de ações de educação em saúde e de cuidado às pessoas com condições crônicas, especialmente, com Diabetes Mellitus e/ou Hipertensão Arterial Sistêmica, na busca compartilhada para a resolutividade das necessidades, o que propicia o empoderamento, o desejo das pessoas para cuidar-se e a participação nas políticas de saúde. As experiências vivenciadas pelas ações de extensão possibilitam aos integrantes o aprendizado social e político, exercendo o papel de cidadão comprometido com a saúde da população, viabilizam a relação transformadora entre a universidade e a sociedade e estimulam a participação da sociedade na prevenção e no autocuidado, minimizando as complicações decorrentes do mau controle das condições crônicas, permitem a compreensão dos fatores intervenientes para adesão da pessoa com condição crônica ao tratamento e propiciam atualizações e reflexões acerca das temáticas e das políticas públicas de saúde. O exercício da prática nos tem permitido a capacidade de olhar de perto e de dentro o contexto de vida das pessoas e os momentos de reflexão têm motivado a corresponsabilização dos integrantes na prevenção, tratamento e reabilitação da pessoa com condições crônicas. A articulação ensino-pesquisa e extensão tem sido efetivada pelas atividades desenvolvidas pelo projeto, em que o conhecimento apreendido, em grupos de estudos e seminários, tem possibilitado a atuação com mais resolutividade e segurança e a retroalimentação deste conhecimento em forma de pesquisa. As ações desenvolvidas pelo projeto propiciam o resgate do papel de cidadão comprometido com a saúde da população e a capacidade da pessoa com Hipertensão Arterial e/ou com Diabetes Mellitus para a ressignificação do cuidado.

Objetivo Geral
Desenvolver ações de educação em saúde e cuidado às pessoas com condições crônicas e a sua família com vistas ao empoderamento e ao estímulo para cuidar de si e do outro e a sociedade para adoção de estilo de vida mais saudável.

Objetivos Específicos
Levantar a caracterização socioeconômica, cultural e clínica dos participantes do estudo; Analisar as dificuldades para a convivência com o adoecimento crônico; Proporcionar orientações sobre a doença, as complicações, o tratamento e os cuidados; Proporcionar orientações sobre os direitos do usuário do SUS com vista ao empoderamento e a participação popular; Contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Contribuir para o aperfeiçoamento das atividades docente, discente e de pesquisadores participantes do projeto; Elaborar material didático-pedagógico; Produzir e divulgar conhecimentos científicos; Organizar e realizar ações de educação em saúde .

Justificativa
Esse projjeto foi implantado em 1991 e no decorrer destes anos vem desenvolvendo suas ações para e com as pessoas com condições crônicas, em especial com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus, com vistas ao empoderamento e ao estímulo ao autocuidado. Sua importância deve-se a alta prevalência destas condições na população brasileira, que têm corroborado para elevar os índices de incapacidades, aposentadorias precoces e de mortalidade; pela dificuldade que as pessoas têm na adesão ao tratamento e na convivência com a cronicidade e ainda, constitui o espaço para reflexão e formação do profissional de saúde para atuar com as pessoas com condições crônicas. As ações do projeto tem resultado em desdobramentos como TCC, IC, dissertações de mestrado.

Beneficiário
Pessoas com idade superior a 18 anos com condições crônicas em especial com Diabetes mellitus e/ou Hipertensão Arterial residentes na área urbana de Alfenas-MG. Pessoas com Diabetes Mellitus e feridas complexas Discentes e docentes que integram o projeto. Comunidade acadêmica e a sociedade.