CENTRO DE FARMACOVIGILÂNCIA DA UNIFAL-MG - CEFAL

Apresentação
A UNIFAL-MG destaca-se no âmbito da farmacovigilância por ser a única universidade mineira que possui um Centro de Farmacovigilância atuante desde 2009. O serviço de farmacovigilância na UNIFAL-MG é gratuito e extremamente importante para que através do recebimento de notificações em reações adversas, erros de prescrição e queixas técnicas, essas sejam encaminhadas para agência reguladora (ANVISA) aumentando, portanto a segurança dos medicamentos comercializados no país. O CEFAL apresenta oportunidade de trabalhos de extensão e iniciação cientifica aos alunos de todos os cursos de saúde; além de promover a educação em farmacovigilância através de palestras educativas aos acadêmicos da UNIFAL-MG e profissionais de saúde, e informações através do endereço eletrônico. A partir das informações coletadas e devidamente encaminhadas à ANVISA, os resultados da ação são verificados e a sociedade se beneficia através da colaboração para a adoção de medidas regulatórias pelos órgãos competentes.

Objetivos
Ser um centro de referência para notificação de eventos adversos para a população, acadêmicos e profissionais de saúde na região. Promover capacitação em farmacovigilância para acadêmicos e profissionais de saúde. Estimular o Uso Racional de Medicamentos através de campanhas e nos serviços oferecidos na Farmácia Universitária. Estimular pesquisas acadêmicas sobre a Utilização de Medicamentos e Farmacovigilância. Ser referência sobre informações sobre medicamentos para profissionais de saúde, acadêmicos e população em geral.

Justificativa
Diante do grande número de eventos adversos frente ao uso de medicamentos já comercializados e produtos sem qualidade no mercado, somado a importância de gerar profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho com conhecimento científico, a UNIFAL-MG tem papel importante, pois pode, mais uma vez, trazer sua contribuição ao ensino farmacêutico e também às demais profissões da área da saúde, oferecendo um serviço de interesse público na área de farmacovigilância. A farmacovigilância é de fundamental importância na promoção do uso racional de medicamentos, reduzindo assim as taxas de mortalidade através da detecção precoce dos problemas de segurança relacionados ao uso dos medicamentos. É necessário, portanto, uma monitorização contínua dos medicamentos comercializados, pois quanto mais eficiente for o Sistema de Farmacovigilância e de Notificações, mais rápidas serão as decisões regulatórias que determinam uma melhor utilização do arsenal farmacológico disponível ou liberação de novos medicamentos. Desta forma, o CEFAL tem a importância de ser um centro descentralizado de recebimento de notificação para contribuir a nível nacional na identificação precocemente de eventos adversos a medicamentos, para monitorar e realizar intervenções oportunas para proteger as populações de danos. Além de inovar com projetos de iniciação científica e extensão que possam trabalhar os problemas detectados no decorrer das atividades do CEFAL. Atualmente estimular a participação de acadêmicos de outros cursos da área de saúde além do curso de farmácia, como: Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Medicina. Além disso, ampliar a atuação através de parcerias com outros projetos e também programas.

Beneficiário
Acadêmicos da área de saúde em extensão, iniciação, palestras educativas e informação em saúde. Beneficia a sociedade com informação, contribuindo para a segurança dos medicamentos comercializados. Os profissionais de saúde encontram no CEFAL o referencial teórico para auxílio na tomada de decisões.