CONVERSAS MATEMÁTICAS

Apresentação
Este projeto parte da importância dos conhecimentos matemáticos para a tomada de decisão diante de situações do dia a dia, bem como da contribuição que o enfrentamento de desafios matemáticos pode trazer para o estímulo do raciocínio e da memória. Sendo assim, o projeto tem como objetivo dar continuidade as ações desenvolvidas em 2017 com idosos sobre a educação deles no tema da matemática. A educação matemática será desenvolvida com foco em atividades que favoreçam a tomada de decisão em situações do dia a dia, bem como atividades lúdicas envolvendo jogos e materiais manipuláveis. A metodologia empregada estimulará o diálogo e troca de experiência entre os participantes. Como resultado, espera-se que eles se tornem mais seguros na tomada de decisão envolvendo dados numéricos e que possam exercitar a memória e o raciocínio lógico-matemático.

Objetivos
1. Promover atividades que envolvam pessoas da terceira idade em situações que requeiram a tomada de decisão com base em análise de dados numéricos. 2. Promover atividades lúdicas envolvendo desafios matemáticos. 3. Promover atividades envolvendo o raciocínio matemático.

Justificativa
No Brasil, o número de pessoas na terceira idade tem aumentado de forma progressiva. De experiências anteriores, como Silva, Silva e Silva (2017), temos identificado uma demanda da terceira idade para atividades que tematizem a matemática. Há uma expressiva camada da população, acima dos 60 anos, que aprecia a matemática e gostaria de ter a oportunidade de se envolver com ela em situações não escolares. A interação deste público com atividades matemáticas, que tenham o caráter lúdico ou que estejam relacionadas ao contexto diário, pode estimular a memória e o raciocínio lógico-matemático e contribuir para as tomadas de decisão de situações de vida.

Beneficiário
Pessoas idosas que fazem parte do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da Universidade Federal de Alfenas.