CESSAÇÃO DO TABAGISMO - UNIFAL LIVRE DO CIGARRO

Apresentação
O projeto tem como objetivo implantar o grupo de cessação do tabagismo seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer - INCA, do Ministério da Saúde. O programa "DEIXANDO DE FUMAR SEM MISTÉRIOS" é uma ferramenta que é destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nessa ação. Consiste em uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes serão incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos em outros aspectos de sua vida. Serão beneficiados pelas ações do projeto servidores ativos e inativos, docentes e técnico-administrativos em educação e seus dependentes, trabalhadores terceirizados e contratados, acadêmicos e comunidade externa.

Objetivos
Realizar levantamento epidemiológico de prevalência do tabagismo e nível de dependência nicotínica na UNIFAL-MG; • Eliminar a poluição tabagística ambiental nas diversas unidades da Universidade, criando clima favorável para a cessação do tabagismo estimulando os profissionais e pessoas que utilizam os serviços da Instituição a deixarem de fumar e a adotarem hábitos de vida saudáveis; • Reduzir a prevalência de fumantes entre os profissionais de saúde; • Criar grupo de cessação do tabagismo dentro da Universidade seguindo o Programa de Saúde e Coerência - Programa de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional do Câncer – INCA. • Tornar-se núcleo de referência em Cessação do Tabagismo pelo Instituto Nacional do Câncer – Ministério da Saúde. • Encorajar e apoiar hábitos de saúde e estilos de vida saudáveis, que promovam bem-estar entre os servidores e comunidade externa á UNIFAL.

Justificativa
Além de todas as questões que envolvem a saúde do servidor, é fundamental que sendo a UNIFAL-MG, uma instituição centenária, com renomados cursos voltados para área de saúde, torne-se vitrine de hábitos e estilos de vida saudáveis. Com a implantação do Programa de Qualidade de Vida do Servidor, criou-se espaço para a busca de hábitos de vida saudáveis dentro e fora da Universidade. O presente projeto está vinculado ao Programa de Extensão “QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR DA UNIFAL-MG”, que cumpre com sua responsabilidade social, nas ações preventivas de educação e promoção de saúde com ação interdisciplinar e direcionada às diversas áreas de atuação com função social, preventiva e educativa. Atualmente, desde o segundo semestre de 2013, são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuem em parceria com os Projetos e Programa de extensão do curso de Fisioterapia, para a formação profissional dos acadêmicos, à partir de 2018 o curso de medicina também entrou em parceria com o projeto através de estagiários e bolsistas da área de pneumologia, buscando desenvolvimento de consciência social, cidadania e qualidade no atendimento à população.

Beneficiário
Serão beneficiados pelas ações do projeto servidores ativos e inativos, docentes e técnico administrativos em educação e seus dependentes, trabalhadores terceirizados e contratados, acadêmicos da UNIFAL-MG e membros da comunidade externa.