Apresentação
Engenharia de Minas é um curso cujo conteúdo e área de atuação não são conhecidos pela
sociedade em geral, em virtude do pequeno número de universidades no país que ofertam esta
carreira. A economia brasileira sempre apresentou uma relação estreita com a extração
mineral, sendo esta verificada desde os tempos do Brasil como colônia, quando foi um dos
vetores da ocupação territorial do país. Desde aquela época, a mineração é um dos setores
básicos da economia, sendo atualmente responsável por três a cinco por cento do Produto
Interno Bruno – PIB, tendo chegado ao ano 2000 a oito e meio por cento do PIB, de acordo com
o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pode- se destacar ainda, que no ano de
2011 o valor da produção mineral brasileira chegou a USD 50 bilhões, segundo ao Instituto
Brasileiro de Mineração (IBRAM). A extração mineral é responsável por grande parte da
obtenção de matérias primas utilizadas pela sociedade, sendo importante em diversos setores.
Objetivos
Realizar a coleta, catalogação e acondicionamento de amostras para exposição em vitrines;
Elaboração de um mapa que ilustre as atuais áreas de mineração em atividade registradas
junto ao DNPM; Realizar palestras e workshops direcionados aos alunos de Ensino Médio e
Comunidade em geral, visando à divulgação dos Cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e de Engenharia de Minas, suas áreas e
potencial de atuação; Esclarecer dúvidas de possíveis ingressantes no Curso de Engenharia de
Minas, acerca das atividades citadas; Promover a integração entre universidade e comunidade.
Justificativa
Este projeto apresenta um grande potencial motivacional para a atração de novos alunos para
a Engenharia de Minas, assim como a manutenção dos atuais estudantes de graduação. É
especificamente interessante, em função do modelo pedagógico adotado para o ciclo inicial de
estudos na UNIFAL-MG Campus Avançado de Poços de Caldas, onde o discente ingressa no
Bacharelado em Ciência e Tecnologia (que dura seis semestres e funciona como o primeiro
ciclo de formação da engenharia) e depois escolhe o curso de engenharia que deseja seguir. O
apelo junto à Comunidade da região, especialmente aos alunos de Ensino Médio, é bastante
grande, visto o histórico minerador observado em Poços de Caldas-MG.
Beneficiário
Serão envolvidos na ação discentes de ensino médio, docentes de ensino médio, discentes
ingressantes no BCT e na Engenharia e docentes do ICT.