ATENTADOS POÉTICOS

Apresentação
O projeto “Atentados Poéticos” busca intervir poeticamente na comunidade. O projeto se desdobra em algumas ações distintas: a manutenção da revista literária “Arcimboldo”, para a publicação de textos literários inéditos, principalmente, de autores da região; a criação de um círculo de leitura na clínica para dependentes químicos Projeto Esperança em Cristo – PROESC – e ações pontuais de divulgação da literatura, como mostras, mesas e redondas.

Objetivos
- criar uma publicação que periodicamente torne públicas obras de autores não consagrados; - promover debates e seminários que reflitam sobre a literatura, com destaque ao regional; - fomentar grupos de leitura e de debate sobre o texto literário, a começar, pela APAC.

Justificativa
Apesar de ter possuído intensa atividade escrita no século XX, capitaneada pela produção dramatúrgica cuja figura central é Waldir de Luna Carneiro, a cidade de Alfenas, e mesmo a região num raio inferior a 100km não conta com um órgão público ou privado que seja referencia aos prosistas e poetas como espaço de debates e compartilhamento de experiências. Obviamente, a intensa ocupação jovem da cidade não deixou de intentar, de maneira mais ou menos fragmentada e com escacíssimo suporte material, criar grupos em que estes agentes pudessem se encontrar, divulgar sues esforços e somá-los, como a ong “Arte & Manha”, e o círculo de literatura amador “Sua Poesia” ou a revista “Póstudo”. Contudo, a natureza frequentemente pessoal das iniciativas faz com que estes esforços tenham pouca duração. Em 2009 a Unifal-MG fundou um curso de Letras que em 2014 passou a funcionar plenamente. Neste mesmo ano, financiado pelo Proext-SESu, iniciamos a experiência do programa “Civitas – teorias e práticas do literário” que ora submetemos após avaliação das ações que não geraram os resultados esperados. No mesmo ano de 2014, a Pró-reitoria de Extensão da Unifal-MG lançou o Festial “Faísca”, o que reforça o seu compromisso de tornar-se uma referencia, também no fomento à produção artística local, a que o programa dirige os seus esforços.

Beneficiário
- Autores, sobretudo da região; - estudantes de Letras; - diletantes de literatura; - recuperandos do PROESC.