III CONGRESSO INTERNACIONAL PENÍNSULA IBÉRICA

Apresentação
O III Congresso Internacional - Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI é um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em História Ibérica (PPGHI/UNIFAL-MG). Tem por finalidade reunir pesquisadores nacionais e estrangeiros para a apresentação e discussão de temáticas relacionadas a História Ibérica bem como propiciar aos novos pesquisadores um espaço de discussão e possibilidades da realização de intercâmbios relativos as pesquisas em desenvolvimento bem como a disseminação de conhecimentos relacionados à História Ibérica na área de abrangência do evento.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
A realização do III Congresso Internacional – Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI faz parte das atividades do PPGHI. Por meio dessa realização visa-se firmar na UNIFAL-MG um evento específico, em que pesquisadores, pós-graduandos, graduandos participantes de programas de Iniciação Científica possam se reunir para apresentar e discutir pesquisas relativas às temáticas do evento, bem como possibilitar a abertura de oportunidades para que professores do ensino fundamental e médio possam participar das discussões estimulando-os a participarem do processo seletivo do PPGHI visando o ingresso no Mestrado Profissional em História Ibérica da UNIFAL-MG, cuja área de concentração é Ensino e Pesquisa de História Ibérica. A realização do III Congresso Internacional – Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI na Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG se faz também relevante do ponto de vista estratégico cultural para o Estado de Minas Gerais, inserindo-o entre aqueles que têm preocupação com os valores culturais que de alguma maneira contribuíram no processo de formação da sua população. Além desse aspecto, tal realização possibilitará o acesso do público estudantil universitário e de Professores do Ensino Fundamental e Médio a entrar em contato direto com pesquisadores que tem, direta ou indiretamente, a História Ibérica como objeto de estudo e pesquisa. Tais pesquisadores são provenientes de universidades brasileiras (UFMG, UFG, UFJF e UNICAMP) e estrangeiras (Universidade de Lisboa, Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Granada e Universtat de Barcelona/CEIPAC). A realização do evento, insere-se no processo de internacionalização da UNIFAL-MG, área das Ciências Humanas, em específico da área de História. Firmando a UNIFAL-MG como centro de pesquisa e ensino a nível nacional e, de maneira específica, a nível regional, pois as Universidades relativamente próximas estão num raio de mais de 200 km e, não possuem grupos de estudo e pesquisa e programas de Mestrado na área de História.

Beneficiário
Os beneficiários da ação são alunos de Graduação, Pós-Graduação, Professores do ensino fundamental e Médio, Professores Universitários, Pesquisadores bem como a comunidade em Geral