CURSO DE REVISÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Apresentação
O Curso de Revisão de Textos Acadêmicos em Língua Portuguesa tem como objetivo preencher uma lacuna existente em cursos de Letras. Pretende, assim, capacitar graduandos e graduados da área de Letras para o trabalho de revisão de textos acadêmicos em Língua Portuguesa. Com a duração de 60h, será desenvolvido na Plataforma Virtual de Aprendizagem moodle, disponibilizada pelo Cead/Unifal-MG. Está organizado em módulos que abordam conteúdos gramaticais, aspectos semânticos, discursivos, textuais e éticos e ferramentas de revisão. Metodologicamente, o curso se fundamenta em metodologias de aprendizagem ativa, tais como Aprendizagem baseada em problemas e Instrução por pares.

Objetivos
- saber usar gramáticas normativas da Língua Portuguesa; - contribuir para a formação de profissionais da área de Letras; - desenvolver competências e habilidades para o trabalho de revisão de textos acadêmicos em Língua Portuguesa.

Justificativa
O tema é pouco abordado em disciplinas do Curso de Letras. Além disso, o conhecimento das regras da gramática normativa é necessário para o profissional que deseja trabalhar com revisão de textos. Esta ação pode contribuir para que graduados em Letras se utilizem do conhecimento de uma vertente da gramática que não é tratada no decorrer da graduação, a gramática normativa. Desse modo, pretende colaborar com a formação técnica de profissionais da área de Letras, ampliando os campos de atuação desse profissional para além da docência na Educação Básica.

Beneficiário
Graduandos e graduados em Letras da Unifal-MG e de outras instituições.