47º ENCONTRO NACIONAL DO FORPROEX: POLÍTICAS PÚBLICAS E COMPROMISSO SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR

Apresentação
Entre os dias 11 e 13 de março de 2021, a Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, realizará o 47º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitoras e Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), de forma totalmente virtual. Com o tema “Políticas públicas e compromisso social das Instituições Públicas de Ensino Superior", o encontro reunirá pró-reitores e pró-reitoras, dirigentes, coordenações de extensão e outros servidores de instituições de ensino superior do Brasil, federais, estaduais e municipais, para debater questões relacionadas ao papel das IPES e da extensão universitária, na perspectiva do compromisso social, frente à atual conjuntura nacional.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Tendo como objetivo a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão e compromisso com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia, o Fórum de Pró-Reitores e Pró-Reitoras de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) tem, mais que nunca, diante da conjuntura nacional atual, um papel fundamental e necessário. Tendo como membros natos os Pró-Reitores e as Pró-Reitoras de Extensão, além dos titulares de órgãos congêneres, das Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras, o evento promove a reunião desses gestores para um momento de debate e reflexão, essencial para o enfrentamento das questões políticas e, consequentemente, sociais que vêm sendo impostas às IPES. As ações futuras, assumidas pelos gestores extensionistas, ficam registradas em uma Carta, elaborada coletivamente, em fórum realizado durante o evento. Tais ações tornam-se compromisso comum, em nível Nacional, incluídas as instituições estaduais e municipais de Ensino Superior. Mudanças importantes no cenário educacional, no âmbito da Extensão Universitária, foram efetivadas e implementadas, a partir destes esforços, ao longo da realização dos quarenta e seis eventos que antecedem a este, o que justifica per se a realização do 47º Encontro Nacional do Forproex.

Beneficiário
Alunos de ensino superior (graduação e pós-graduação), docentes e técnicos administrativos em educação, pesquisadores, profissionais, representantes de movimentos sociais.