I MINICURSO EM SAÚDE MENTAL DA LISM-UNIFAL

Apresentação
O I Mini curso em Saúde Mental da UNIFAL-MG foi idealizado visando promover discussões e reflexões quanto as temáticas que envolvam o contexto da saúde mental na modernidade. Ao envolver seus participantes sobre o entendimento do ciclo vital de um indivíduo e suas correlações com a Saúde mental, instigamos a compreensão de quais são os fatores de risco, fatores de proteção e medidas que permitem um maior auto cuidado com fim de proteção ao bem-estar psicológico. Além disso, o evento, ao explanar sobre a distinção entre o que é um transtorno e o que seria uma doença mental, mostra quais os sinais de alerta para a instabilidade na saúde mental e como identificá-los, permitindo reconhecer quem precisa de assistência psicológica e como chegar ajudar a alcançá-la.

Objetivos
Informar sobre todos os aspectos que envolvem o cuidado á pessoa em sofrimento mental. Abordar à assistência psicológica desde o entendimento teórico à prática no cotidiano. Desmistificar doenças psicológicas e trazer conhecimento sobre aqueles na qual é possível se deparar no cotidiano prático. Trazer para a comunidade externas práticas de assistência às pessoas necessitas de ajuda e de acolhimento.

Justificativa
Este evento se justifica como meio para transmitir informações e conhecimento acerca da temática da saúde mental e dos fatores que envolvem sua ocorrência.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e comunidade externa