MEUS PARASITAS

Apresentação
O Projeto Meus Parasitas tem como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de parasitoses por meio de ações educativas realizadas no Museu da UNIFAL - MG. Essas atividades serão desenvolvidas por acadêmicos da área da saúde da UNIFAL-MG, de forma presencial, com a finalidade de levar informações sobre agentes parasitários e suas medidas de controle e prevenção. Com a utilização de espécimes de insetos vetores e também de parasitos conservados, as ações educativas serão realizadas de forma didática e explicativa para que os visitantes do museu tenham contato visual com os insetos ou mesmo os próprios parasitos.

Objetivos
Capacitar os acadêmicos participantes do projeto, para que possam repassar conhecimentos sobre a prevenção de doenças parasitárias. Ministrar de forma presencial no Museu da UNIFAL-MG aulas expositivas sobre parasitoses para os estudantes em visitação, complementando assim os conceitos da disciplina de ciências. Ministrar de forma presencial no Museu da UNIFAL-MG esclarecimentos sobre parasitoses para a população geral visitante do Museu. Demonstrar os principais parasitas intestinais preservados em frascos e suas formas evolutivas infectantes (ovos, cistos e larvas). Distribuir material didático (manuais educativos) para a capacitação do publico participante e a complementação de conceitos.

Justificativa
As parasitoses ainda consistem em um importante problema de saúde pública. A sua disseminação pode ocorrer por indivíduos sintomáticos e assintomáticos, daí a importância das orientações sobre as medidas preventivas. Vale mencionar que as parasitoses podem afetar o indivíduo, incapacitando-o no bom desempenho de suas atividades físicas e intelectuais e pode diminuir sua disposição para o estudo. Assim, tais infecções podem causar graves consequências sanitárias, sociais e econômicas para população brasileira, tornando de extrema importância esse tema. Conforme o exposto, justifica-se a realização das atividades desse projeto com vistas à promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas beneficiadas por tais intervenções educativas. Além disso, a possibilidade da capacitação dos discentes, a inserção dos mesmos junto à população e a contribuição para a promoção da saúde fundamentam o importante papel que a universidade representa para a sociedade.

Beneficiário
Comunidade interna (acadêmicos) da UNIFAL-MG e comunidade externa em geral (visitantes do Museu).