DA BANCADA AO LEITO: AS BASES INTEGRADAS DA MEDICINA

Apresentação
Considerando o caráter híbrido do projeto político-pedagógico do curso (PPC) de Medicina da UNIFAL/MG, baseado na inserção precoce do estudante na atenção primária à saúde, o presente projeto prevê a criação de um banco de casos clínicos e/ou situações-problema para serem utilizados nas unidades curriculares denominadas Bases Integradas da Medicina (BIMs) As BIMs constituem disciplinas curriculares integradoras responsáveis por articular os conhecimentos teóricos das ciências básicas ao desenvolvimento do raciocínio clínico. As BIMs são ofertadas do primeiro ao quarto período, conforme dinâmica 5 vigente do PPC do curso de Medicina. Assim, alunos do quarto, quinto e sexto anos, orientados pelos professores supervisores de estágio e pelos coordenadores do presente projeto, moldarão situações clínicas dos cenários reais em que estão inseridos para serem utilizadas como ferramentas pedagógicas nos trabalhos tutoriais de pequenos grupos dos alunos nas fases iniciais do curso.

Objetivos
1) Articular os conhecimentos das unidades básicas e das unidades profissionalizantes nas dimensões biológica, simbólica, epidemiológica, tecnológica e ética, de forma a desenvolver o raciocínio clínico integrado do futuro médico. 2) Treinar a habilidade de comunicação, síntese, expressão e trabalho em equipe, estimulando a troca de experiências entre estudantes das fases finais e iniciais do curso (aprendizado entre pares).

Justificativa
Os conteúdos das ditas ciências básicas apresentam-se distanciados da aplicação destes conhecimentos nas unidades, fragmentando o aprendizado e a integração, que são essenciais ao desenvolvimento do raciocínio clínico. Atualmente, esse déficit é minimizado pela existência das unidades curriculares chamadas BIMs, que são horizontais ao longo do primeiro e segundo anos do curso de Medicina. Contudo, a produção do material atualmente utilizado nas BIMs (casos clínicos e situações-problema) fica a cargo dos tutores, orientados pelas necessidades de aprendizagem dos alunos. Como a demanda por novas situações é alta (4 unidades curriculares utilizando, cada uma, 2 casos clínicos por semestre), este projeto visa formar um banco de casos clínicos e situações-problema para serem utilizados como objeto de trabalho nas BIMs, objetivando não somente a rotatividade dos temas, mas também respeitando-se características epidemiológicas e de relevância das doenças para a saúde da população assistida nos serviços vinculados à universidade, onde os alunos atuam.

Beneficiário
Beneficiários diretos: Alunos do primeiro, segundo, quarto, quinto e sexto anos do curso de Medicina da UNIFAL/MG; Beneficiários indiretos: população assistida nos serviços de saúde vinculados à UNIFAL/MG, onde os alunos de Medicina atuam.