PET ACOEXA – ADQUIRINDO CONHECIMENTOS NA EXTENSÃO ACADÊMICA

Apresentação
ACOEXA – Adquirindo Conhecimentos na Extensão Acadêmica é uma proposta de extensão como foco no processo de educação em saúde coletiva e transformação social de jovens usuários da internet, em que será realizada uma abordagem de conteúdos atuais de interesse aos jovens, que sejam capaz de motivar, instrumentalizar e contribuir para o desenvolvimento de um comportamento saudável. Os meios de comunicação online e as tecnologias de informação irão contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Logo, as ferramentas utilizadas serão a homepage do PET Enfermagem: https://petenfermagemunifa.wixsite.com/petenfermagem, o Facebook: https://www.facebook.com/petenfermagemunifal/, o Instagram: @petenfermagemunifal, o canal YOUTUBE Pet Enfermagem e GOOGLE MEET. A atividade é motivada pela responsabilidade da universidade, em utilizar o conhecimento científico e empírico para a transformação da realidade social, intervindo em suas deficiências e propondo alternativas de resolução.

Objetivos
Promover uma pedagogia construtivista que favoreça a autonomia de aprendizagens; desenvolver novos e atuais conceitos de saúde; estimular o conhecimentos teórico-prático; propiciar a partilha de informações, de experiência e de conhecimentos com a comunidade acadêmica e externa; fortalecer o trabalho em equipe: capacidade de liderança, comunicação, espírito cooperativo, autonomia e responsabilidade; proporcionar o contato dos estudantes e/ou internautas com profissionais/assuntos da área saúde; estabelecer uma relação autônoma e crítica do aluno e internauta com a sociedade. Oferecer aos PETianos acesso às ferramentas tecnológicas e de comunicação disponíveis na universidade; promover o desenvolvimento de competência de comunicação oral e escrita e de novas experiências de interação acadêmica e cidadã; realizar ações presenciais de educação em saúde na cidade de Alfenas e/ou online

Justificativa
Diante do contexto teórico apresentado na introdução desta proposta, a aquisição de conhecimentos na extensão acadêmica está alinhada à necessidade de uma educação em saúde dinâmica, interativa, atualizada e baseada em evidências científicas, capaz de promover a transformação social dos jovens que buscam informações nas redes sociais. Vale ressaltar que ao oferecer informações de qualidade, com princípios acadêmicos, com abordagem fundamentada no cenário atual, irá prevenir a disseminação vertiginosamente rápida de "fake news", de mentiras eletrônicas, e de comportamento/hábitos prejudiciais à saúde; ao contrário, irá a favorecer uma metodologia de aprendizado globalizada, com a discussão de temas relevante para a formação pessoal e social de cada individuo.

Beneficiário
Jovens usuários da rede mundial de computadores. Estudantes e profissionais de saúde, e demais interessados nos fenômenos abordados na proposta.