ATIVIDADE FÍSICA NA UNIFAL-MG: CORRIDA E TREINAMENTO FUNCIONAL

Apresentação
As atividades físicas são indicadas para diminuir o índice de sedentarismo da população universitária. Dentre elas, a corrida, por ser um método simples e barato, os exercícios funcionais e o condicionamento aeróbico, podem serem realizados nas dependências da universidade não exigindo um grande deslocamento do universitário. Essas atividades proporcionam uma melhora da capacidade funcional, da autoestima e confiança, qualidade de vida e saúde mental, uma vez que promove uma maior interação social. Assim o objetivo do presente projeto é promover saúde e bem-estar da comunidade interna da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), através de grupos de corrida, exercícios funcionais e condicionamento aeróbico.

Introdução
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 80,8% dos adultos brasileiros são sedentários, o que representa um problema de saúde pública, uma vez que a inatividade física está associada à desfechos adversos de saúde. Análises recentes têm tido como objeto de estudo o sedentarismo, com ênfase na população universitária, visto que a juventude é uma fase onde se molda o estilo de vida a ser consolidado na vida adulta. Sabe-se que a influência da universidade na prática de atividades físicas pode ser muito benéfica para o universitário, pois sua pratica regular aumenta o condicionamento físico, diminui os níveis de estresse e age reduzindo e até mesmo prevenindo casos de depressão através da liberação de neurotransmissores que proporcionam uma sensação de bem-estar. A atividade física por meio da corrida é indicada para diminuir o índice de sedentarismo da população universitária por ser um método simples e barato, além de ser realizada nas dependências da universidade não exigindo um grande deslocamento do universitário. A atividade proporciona uma melhora da capacidade funcional, da autoestima e confiança, qualidade de vida e saúde mental, uma vez que promove uma maior interação social. Assim o objetivo do presente projeto é promover saúde e bem-estar da comunidade interna da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), através de grupos de corrida e exercício funcional.

Objetivo Geral
Promover saúde e bem estar da comunidade interna e externa da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), através de um grupo de corrida, exercícios funcionais e condicionamento aeróbico.

Objetivos Específicos
Incentivar a prática de atividades físicas. Diminuir o índice de sedentarismo da população. Melhorar autoestima, qualidade de vida, saúde mental e condicionamento físico. Prevenção de patologias musculoesqueléticas e cardiovasculares.

Justificativa
A atividade é uma alternativa para atrair o público universitário para a prática de atividade física. Deste modo, a presente proposta se justifica, pois será ofertada uma atividade continua que trará grandes benefícios, e a manutenção da prática de atividade física com os objetivos de manutenção e prevenção de uma ótima saúde mental e física e integrará toda a comunidade UNIFAL-MG.

Beneficiário
Servidores, alunos de graduação e Pós-graduação da UNIFAL-MG.