DESVENDANDO O UNIVERSO DAS ÔMICAS

Apresentação
Com o desenvolvimento dos estudos sobre o genoma humano e de vários seres vivos, sequências de genes destes organismos foram disponibilizados. No entanto, estudos subsequentes relacionados aos genes codificantes bem como aos aspectos funcionais destes genes foram impulsionados. Nesse contexto, foi possível correlacionar a estrutura com a função. O que deu início a “Era das ômicas”, a qual conseguiu agregar a transversalidade do conhecimento de diversas áreas como a Bioquímica, a Biologia Celular e Molecular além da Genética, dando origem então a genômica, proteômica, transcriptômica, metabolômica etc. Desta forma, há uma necessidade de se ampliar os conhecimentos, o desenvolvimento de metodologias para ampliar este conhecimento e apontar aplicações deste mesmo conhecimento no universo das ômicas.

Introdução
Este curso tratará de algumas abordagens ômicas, e de suas aplicações. Será abordado um pouco do histórico das técnicas usadas nas diversas ômicas e o estado da arte atual, na área da genômica, transcriptômica, proteômica, etc. Os impactos destas ômicas têm permitido avanços tecnológicos no campo da pesquisa, no contexto das biológicas e da saúde. Alguns métodos de análise de dados de expressão gênica e das proteínas produzidas serão discutidos. Na proteômica será possível fazer a identificação e quantificação dos produtos da tradução celular. Serão abordados aspectos gerais da proteômica, sendo o foco principal metodologias de análise e discussão da proteômica estrutural, ou seja, que / a expressão diferencial de proteínas em órgãos, tecidos ou até mesmo organelas. Na mesma direção serão abordadas metodologias que permitem desvendar a metabólitos produzidos por diferentes seres vivos.

Objetivo Geral
Compreender como as ômicas podem contribuir para a aplicação do conhecimento na área de saúde

Objetivos Específicos
- compreender os principais conceitos das diversas ômicas, tais como genômica, proteômica e transcriptômica; - estudar ferramentas, principalmente as de bioinformática, utilizadas para a obtenção de informações nas diferentes ômicas; - averiguar as aplicações destas ômicas estudadas no campo da saúde.

Justificativa
Há uma necessidade de contribuir para a formação do profissional biomédico tendo em vista a atualização de conhecimentos em ferramentas Ômicas suas eventuais aplicações no campo da saúde. Estudos prospectivos e analíticos mesmo com a evolução que proporcionou o advento da genômica, somente seu emprego não garante a compreensão dos sistemas biológicos. A era atual, denominada pós-genômica é capaz de informar e integrar os transcritos, as proteínas e os metabolitos de um dado organismo vivo. Entretanto, mesmo sendo um fator que contribui para compreensão de um dado organismo em nível sistêmico, ainda é um desafio, pois existem relações complexas na própria célula, em tecidos ou mesmo na interação com o meio ambiente. Neste contexto, bactérias e protozoários, por exemplo, possuem uma complexidade estrutural e bioquímica mais simplificada, quando comparados aos seres vivos mais complexos e podem ser utilizados como modelos para o estudo das Ômicas. Este microrganismos muitas vezes são causadores de doenças cujos diagnósticos e tratamento ainda requerem avanços no sentido do cuidar da saúde frente ao impacto das doenças infecto-parasitárias.

Beneficiário
Estudantes do curso de Biomedicina do terceiro período.