CONDIÇÕES CRÔNICAS: CUIDADOS INOVADORES

Apresentação
Trata-se de um Programa multidisciplinar que constitui um espaço para o alinhamento e reflexão de temáticas que envolvem as condições crônicas, as políticas de atenção às pessoas com condições crônicas, o papel do profissional de saúde, os referenciais teóricos e metodológicos para a implementação de ações inovadoras e a produção do conhecimento científico. As temáticas, condições crônicas e cuidado convergem aos interesses dos cinco projetos de extensão vinculados a este programa. As atividades serão desenvolvidas na UNIFAL-MG com os integrantes dos projetos, por meio de reuniões, oficinas, debates, filmes e organização de eventos e cursos. São também realizadas ações desenvolvidas pelos projetos vinculados com a comunidade de Alfenas e região e a participação em eventos científicos com apresentação de trabalhos.

Introdução
Trata-se de um Programa multidisciplinar que congrega os projetos: DIPER: em busca de uma melhor qualidade de vida, Viva bem com estoma, Renascer: Orientações aos familiares e pacientes com sequelas neurológicas, Cuidando da gente- Atividades lúdicas na minimização das tensões no ambiente hospitalar e o ensino do autocuidado, Terapia complementar de relaxamento com visualização guiada para melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde de pessoas com câncer, numa perspectiva de indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Tem por finalidade contribuir para ampliar as discussões acerca de temáticas relacionadas aos cuidados às pessoas com condições crônicas; propiciar a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade; refletir sobre a atuação multiprofissional numa perspectiva da integralidade do cuidado e proporcionar aos participantes a troca de saberes por meio do desenvolvimento científico retroalimentando os saberes, em cumprimento a responsabilidade social da universidade.

Objetivo Geral
Proporcionar conhecimentos e reflexões aos discentes e docentes como agente de transformação social, estimulando a inovação no cuidado, a produção e disseminação do conhecimento, o que contribui para atuação com maior resolutividade.

Objetivos Específicos
Contribuir para o aperfeiçoamento docente, discente e de pesquisadores vinculados ao programa; Proporcionar aos participantes a troca de saberes por meio do desenvolvimento científico e tecnológico; Contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Desenvolver estudos em nível de graduação e pós-graduação.

Justificativa
A formação do profissional de saúde para a atenção às pessoas com condições crônicas deve pautar-se em referenciais teóricos e metodológicos que possibilite o melhor entendimento do processo de adoecimento para ofertar cuidados de atenção à saúde numa perspectiva da integralidade.

Beneficiário
pessoas com condições crônicas e seus familiares; comunidade urbana e acadêmica, pessoas em situação de hospitalização.