CICLO DE LEITURA DA ESCOLA FRANKFURT: QUESTÕES POLÍTICAS E JURÍDICAS

Apresentação
O fim da guerra fria no final da década de 1980, ao mesmo tempo que possibilitou a estabilização democracias ocidentais, deixou evidente a necessidade de uma reflexão acerca das esferas de participação democrática. Neste contexto visões diferentes de democracia passaram a concorrer no âmbito da esfera pública, ficando cada vez mais clara a incapacidade do modelo democrático até então vigente de dar conta das novas demandas dos diferentes grupos sociais que passaram a se apresentar nas arenas políticas. Assim, diante do contexto atual de agravamento da crise democrática, em especial uma significativa ascensão de movimentos políticos de extrema direita, acredita-se ser oportuno um estudo sobre uma das principais escolas do pensamento democrático mundial: Escola de Frankfurt. Tendo em vista que esta escola se constituiu como uma resposta aos regimes totalitários europeus.

Objetivos
Pretende-se especificamente: (i) disponibilizar aos inscritos um arcabouço teóricometodológico de temáticas ligadas as novas formas de democracia; (ii) realizar uma discussão crítica sobre os regimes democráticos e suas possibilidades de representação; (iii) apresentar uma reflexão crítica acerca da racionalidade e de como uma racionalidade exclusivamente / excessivamente instrumental pode prejudicar, no âmbito do mundo da vida, a ação comunicativa e a consolidação do processo de entendimento democrático.

Justificativa
Tendo em vista que a Escola de Frankfurt constituiu como uma resposta aos regimes totalitários europeus da primeira metade do século XX, pretende-se construir uma ponte entre a reflexão teórica apresentada por Habermas e o contexto atual de ascensão da extrema direita, para, a partir daí, tentar encontrar possíveis caminhos de fortalecimento democrático.

Beneficiário
O curso em questão destina-se à servidores públicos, professores, estudantes da UNIFAL, assim como possíveis interessados da comunidade universitária externa.