OUT OF THE BOX

Apresentação
Os acadêmicos participantes do grupo PET Fisioterapia, juntamente com os demais acadêmicos, docentes e comunidade externa interessada se reunirão duas vezes por mês, na presença de um professor especialista no assunto, para discutirem e debaterem assuntos fora da área da saúde, para promover um crescimento intelectual diferente, voltado para as questões mais recorrentes da nossa sociedade. Os temas são escolhidos frente às carências demonstradas pelos alunos ao longo das conversas do dia a dia dentro do campus, que evidenciam falta de conhecimento, ou equívocos comuns em relação a temas corriqueiros, muitas vezes julgados ser de conhecimento de todos. Muitas vezes, os cursos possuem cargas horárias somente dentro das suas áreas de ensino, segregando as demais áreas do conhecimento, não dando aos alunos a oportunidade de se aventurar, gostar e perceber a importância de assuntos julgados não importantes pelos mesmos e sem amplificar essas ideias à comunidade externa.

Objetivos
Propor discussões sobre temas fora do cotidiano acadêmico dos alunos, sendo que estes, alunos da fisioterapia em sua maioria, estão inseridos dentro de um ambiente em que os assuntos são majoritariamente voltados a área da saúde. o objetivo então é os estimular a pensar fora da caixa (como propõe o nome do projeto), para questões como racismo estrutural, gênero, demarcação das terras indígenas, entre outros temas.

Justificativa
A Nos tempos atuais, o acesso à informação e o aumento de pessoas conectadas às redes sociais é maior devido a pandemia COVID-19 declarada em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, o presente projeto ao longo de 2020 obteve maior número de pessoas em busca de maiores assuntos de acesso gratuito e instantâneo sem a necessidade de deslocamento. Com isso, as ações das rodas de conversa obteve maior adesão entre acadêmicos e atingiu maior número de pessoas da comunidade externa. Em 2021, ainda se faz necessário essa ampliação e maior debate de ideias devido aos desalinhamentos de ideias sem uma reflexão pertinente que permanece em nossa sociedade, ampliar e manter a chegada dessas rodas de conversa à mais pessoas, se faz necessário para uma maior construção de uma sociedade com pensamento crítico e respeito democrático.

Beneficiário
Acadêmicos em geral, profissionais interessados e comunidade externa a UNIFAL.