DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL A PARTIR DO CULTIVO DE ORQUÍDEAS E BROMÉLIAS

Apresentação
Nos poucos fragmentos de florestas que restaram na região, as coletas de orquídeas e bromélias aumentam a pressão em cima das populações das plantas que conseguiram sobreviver, comprometendo sua conservação a longo prazo. No entanto, os aficionados e colecionadores possuem uma visão bastante distorcida sobre a real função das flores na natureza. Epífitas constituem excelentes bioindicadores, pois são sensíveis às interferências em matas primárias em virtude da ocupação de nichos especializados. Baseado nesses fatos pretendemos cultivar e reproduzir espécies de epífitas, principalmente orquídeas e bromélias nativas da região de Alfenas com a finalidade de educação. O projeto pretende realizar aulas de educação ambiental com as escolas da região. As atividades planejadas serão amplamente divulgadas com o intuído de conscientizar toda a comunidade em proporcionar uma Universidade voltada para o futuro, mas preocupada com as questões ambientais e preservação da flora e fauna nativas.

Objetivos
i. Projetar e implantar um viveiro/epifitário para cultivar as espécies de epífitas, principalmente orquídeas e bromélias, nativas da região de Alfenas para auxiliar na conservação e educação ambiental. ii. Organizar visitas guiadas e atividades específicas que promovam a compreensão e inserção do público interessado acerca das espécies nativas da região. iii. Utilizar o viveiro como ferramenta didática para experiências de educação ambiental e percepção dos sentidos, principalmente: iv. Apresentar noções de cultivo consciente, expondo o problema do comércio de plantas nativas (retiradas do habitat) e com o uso de materiais alternativos, sem o uso de substratos extraídos de forma ilegal da natureza.

Justificativa
A construção de um viveiro, ou epifitário, na UNIFAL-MG será importante para apresentar e envolver os cidadãos as espécies que são nativas da região e seu papel ecológico. Além disso, o viveiro será importante também para cultivar, conservar, reproduzir e abastecer o projeto de reintrodução dessas espécies nas escolas e em remanescentes da região.

Beneficiário
O projeto beneficiará principalmente as crianças e jovens de escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas do município de Alfenas, assim como os discentes de graduação da UNIFAL-MG. Paralelamente, o viveiro poderá ser aberto a outros interessados se houver demanda.