ODONTOLOGIA HOSPITALAR PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS

Apresentação
A Odontologia Hospitalar caracteriza-se por um conjunto de estratégias que visam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das manifestações bucais que afetam o paciente hospitalizado. O cirurgião-dentista atua de forma ativa juntamente a uma equipe multidisciplinar da instituição. Torna-se indispensável a presença do dentista na promoção de saúde de pacientes oncológicos, visto que a cavidade bucal é um sítio comumente afetado por lesões oriundas do tratamento oncológico. Dessa forma, o objetivo do presente projeto de extensão é desenvolver, em parceria com a Associação dos voluntários Vida Viva de Alfenas, um serviço de odontologia hospitalar que ofereça à comunidade, por meio de uma abordagem preventiva, subsídios para evitar/reduzir a ocorrência das alterações orais decorrentes do tratamento oncológico.

Objetivos
1) Elaborar contéudos diversos sobre saúde geral e bucal que serão disponibilizados por meio de folders, cartazes e vídeos para os pacientes em tratamento oncológico atendidos pela instituição parceira; 2) Confeccionar kits de higiene bucal e pessoal que serão distribuídos durante as visitas mensais na instituição parceira; 3) Realizar campanhas de arrecadação para dar suporte aos serviços prestados pela instituição parceira; 4) Fornecer aos acadêmicos envolvidos no projeto conhecimentos básicos de prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões que agravam o quadro clínico do paciente, e, incentivar os alunos com relação a importância da atuação do cirurgião-dentista junto à equipe multiprofissional presente no ambulatório.

Justificativa
Com o crescente número de pacientes oncológicos atendidos na Santa Casa de Alfenas-MG, torna-se necessário a inserção do CD no leito hospitalar, visto que o tratamento oncológico é um potencial causador de manifestações orais no paciente. As manifestações orais decorrentes do tratamento oncológico estão associadas a dor e desconforto durante a alimentação afetando diretamente a qualidade de vida do internado podendo agravar o seu quadro clínico. Dessa forma, os pacientes em tratamento oncológico devem ser acompanhados antes, durante e após a terapia antineoplásica pelo cirurgião-dentista, que deve elaborar um plano de tratamento tanto para prevenção como controle destas complicações proporcionando aos pacientes conforto e promoção de saúde. Ainda, o cirurgião-dentista tem papel fundamental na eliminação dos fatores locais traumáticos, no reconhecimento de lesões cancerizáveis, na orientação para a redução à exposição de fatores carcinogênicos ambientais e no diagnóstico precoce das neoplasias da boca, no tratamento e na proservação do paciente. Devido a pandemia da COVID-19 que teve início do ano de 2020, o acesso da equipe do projeto aos leitos hospitalares da Santa Casa de Alfenas-MG foi impedido para prevenir uma possível transmissão do vírus SARS-CoV2 para os pacientes internados. No entanto, enquanto cada paciente com câncer e seu provedor de saúde estão preocupados com o risco de transmissão de COVID-19 em ambientes hospitalares, o risco de progressão da doença com o atraso do tratamento começou a se tornar mais sério com a persistência da pandemia (37-39), e a distração do sistema de saúde para COVID-19 pode ter consequências prejudiciais em pacientes com câncer (40). Nesse contexto, o presente projeto propõe estratégias para manter a abordagem preventiva aos pacientes em tratamento oncológico previamente realizada nos leitos hospitalares mesmo durante a pandemia da COVID-19. Para isso, propõe-se uma parceria com a Associação de voluntários Vida Viva de Alfenas que é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que oferece aos pacientes em tratamento oncológico na Santa Casa de Alfenas-MG um espaço conhecido como “Casa do Café” para repouso e convívio social. Pretende-se, por meio de abordagens preventivas, orientar e amparar esses pacientes durante o período em que eles ficam nesse espaço. Assim, a proposta conseguirá de forma indireta orientar os pacientes em relação a ocorrência das alterações orais durante o tratamento oncológico e melhorar a qualidade de vida durante o tratamento oncológico mesmo na pandemia.

Beneficiário
O projeto beneficiará os pacientes em tratamento oncológico (quimioterapia e radioterapia) que são assistidos pela Associação dos voluntários Vida Viva.