O GOLPE DE 2016, SEUS DESDOBRAMENTOS E O FUTURO DA DEMOCRACIA NO BRASIL.

Apresentação
As crises política, institucional e econômica que o Brasil vem atravessando nos últimos anos representam uma ameaça à democracia brasileira e tem resultado em diversos retrocessos sociais, entre os quais se destacam a redução da participação popular nos assuntos políticos, a diminuição de investimentos sociais, o descaso com populações marginalizadas, a violação de direitos humanos e a implementação de uma agenda pública sem legitimidade que enfatiza privilégios de classe. Diante disso, convidamos a todos para debater e refletir sobre esta atual conjuntura, e buscar modos de retomar um projeto de país mais justo, democrático e inclusivo.

Objetivos
1) desenvolver a capacidade de análise crítica dos participantes acerca dos acontecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais contemporâneos; 2) identificar e analisar os fatores de fragilidade que permitiram o Golpe; 3) analisar as condições e possibilidades atuais de resistência popular e de retomada do projeto democrático e inclusivo no Brasil; 4) fortalecer o debate público e o exercício da cidadania.

Justificativa
Atravessamos um momento extremamente conturbado e delicado no cenário político-institucional brasileiro, cujas práticas, disputas e tensões têm colocado em risco a democracia e os valores republicanos no país. Para além do processo de desmonte do Estado e das políticas sociais que está em curso, devemos destacar que ocorre atualmente um recrudescimento do diálogo e do debate público sobre a conjuntura atual, inclusive com a tentativa de cerceamento das liberdades de pensamento e autonomia universitária. Por tudo isso, torna-se fundamental realizar este debate e oferecer instrumentos teórico-conceituais contra-hegemônicos que nos possibilitem fortalecer a democracia brasileira.

Beneficiário
Comunidade acadêmica (professores, técnicos e alunos) e comunidade externa.