EDUCAÇÃO E SAÚDE EM IGUATAMA: TRANSFORMANDO SONHOS EM POSSIBILIDADES

Apresentação
Este programa composto por dois projetos e um evento, tem como objetivo realizar atividades de capacitação de profissionais das áreas de educação e da saúde, bem como interagir com a população do município de Iguatama (MG) de forma a melhorar a qualidade de vida e gerar transformação social. Os projetos - 1) Ações dialógicas: educação e transformação social e 2) Promoção da saúde: possibilidades profissionais trabalharão com os profissionais atendendo a demandas emergentes nestas áreas. O evento Saúde e educação em rua de laser realizará atividades com a população em dinâmicas interativas reconhecendo as necessidades e proporcionando momentos de laser e aprendizado conjunto.

Objetivos
- Contribuir para uma gestão educativa no ensino fundamental, pautada na democratização e formação humanizadora , colocando as melhores experiências científicas no âmbito educativo a disposição dos agentes sociais da educação, contribuindo na elaboração do plano decenal, pautada na proposta educativa das Comunidades de Aprendizagem; - Auxiliar para que gestores e profissionais da área da saúde, possam reorganizar o sistema municipal de saúde a partir da Atenção Primária à Saúde, visando a qualidade de vida da população; - Realizar atividades de educação para a saúde, divulgação científica e atividades lúdicas com a população local em bairros da cidade, com foco na qualidade de vida e na transformação social.

Justificativa
O município de Iguatama é de pequeno porte, com dificuldades de arrecadação financeira, geração de renda, perspectivas de investimentos e passa por tentativa de transformação social empreendida pela atual gestão administrativa, que veio buscar auxílio da UNIFAL-MG, por meio de convênio. A prefeitura entrou em contato com a Proex e realizou as solicitações de auxílio para capacitação de seus profissionais nas áreas de educação e saúde. Iguatama é um nome indígena, tupi-guarani, Yguaterama e Igua-terrama, que significa "lugar onde o rio se abre em curvas", ou "enseada de minha terra" ou ainda "lugar onde o rio se abre em lagamar", em alusão às curvas do Rio São Francisco faz passando a primeira cidade após nascer na Serra da Canastra. Este local da travessia começou a ser habitado, onde muitos se entregavam á caça, pesca e ao aproveitamento das terras férteis. O Rio São Francisco, que corta o Município, até a década de 90 serviu como instrumento de renda para muitas famílias por meio da pesca. A população estimada em 2010 era de 8029 habitantes, segundos os dados do IBGE. O município de Iguatama tem como características econômicas principais a agropecuária, com destaque para as atividades de bovinocultura de leite empreendidas por fazendas de pequena propriedade, além de lavouras de milho e cana-de-açúcar nas de maior área. Há no município indústrias para produção de carbureto de cálcio, calcário, adubos e de queijos e iogurte. Está localizada na macrorregião Oeste de Minas Gerais a 258 km da capital e com distância de 230 km de Alfenas. O setor de relações interinstitucionais já providenciou a documentação de convênio e as capacitações e outras atividades que promovam o desenvolvimento do município poderão ser iniciadas. No que tange a saúde as atividades são relevantes, considerando as perspectivas da atenção básica para a população. Para planejar e direcionar as ações de saúde é necessário conhecer a realidade, a dinâmica e os riscos que a população/comunidade está inserida e também a forma como estão organizados os serviços e as rotinas das unidades básicas de saúde e das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). O diagnóstico situacional é uma ferramenta inicial que auxilia conhecer os problemas e as necessidades sociais como: necessidade de saúde, educação, saneamento, segurança, transporte, habitação, bem como permite conhecer como é a organização dos serviços de saúde. Portanto o diagnóstico situacional é de fundamental importância para o levantamento de problemas, que por sua vez fundamenta o planejamento estratégico situacional que permite desenvolver ações de saúde mais focais efetivas em relação aos problemas encontrados. A organização inadequada das diversas interfaces que envolvem uma Unidade Básica de Saúde contribui para um ambiente desfavorável tanto para os usuários quanto para os profissionais, contribuindo assim para maior stress e comprometimento da qualidade do serviço ofertado. É necessário conhecer a realidade de trabalho e a comunidade à qual o trabalho é destinado, a fim de poder implementar estratégias e programas capazes de corrigir essa desorganização e contribuir para melhoria das condições de trabalho e de atendimento. Na perspectiva da educação, a relevância é o diálogo com os professores e todos os atores vinculados ao ensino fundamental, portanto, se justifica empregar a estrutura de Comunidade de Aprendizagem. Tendo em vista o contexto atual, denominado por muitos estudiosos como Sociedade da Informação (CASTELLS, 1994) e as necessidades por ele geradas, a proposta aqui desenvolvida parte de um referencial que nos ajuda a ampliar os espaços de diálogo e democracia nos centros educacionais, tanto por meio de uma gestão mais democrática, quanto por meio do estabelecimento de práticas de ensino e de aprendizagem mais dialógicas. Apresentamos aqui a proposta denominada Comunidades de Aprendizagem (MELLO, FLECHA, AUBERT), que implica em um projeto de transformação social e cultural na escola e no entorno porque envolve mudanças de hábitos e atitudes das famílias, profissionais da educação, alunos e alunas e de toda a comunidade, com o objetivo de construir uma escola onde todas as pessoas possam ter máxima qualidade de aprendizagem. Elboj e Oliver (2003) referem-se às Comunidades de Aprendizagem como um projeto de mudança da prática educativa que tem como objetivo central responder, de forma igualitária, as necessidades da atual sociedade e atuar em direção às transformações sociais que se estão produzindo (p. 95). As Comunidades de Aprendizagem apostam na democratização da escola por meio da participação e do diálogo (VALLS, 2000) e, objetiva a articulação dos diferentes agentes educativos de uma escola (professores/as, funcionários, familiares, estudantes, entorno da escola - voluntários), na busca de uma educação de qualidade para todos e todas.

Beneficiário
População de Iguatama (aproximadamente 1500 participantes) e profissionais da área da educação (80 professores) e da saúde (30 profissionais).