PALCO LIVRE

Apresentação
O Palco Livre é um espaço no Campus de Poços de Caldas destinada à apresentações musicais e/ou teatrais realizadas principalmente por discentes, docentes e técnicos da Unifal. Esta ação visa criar um espaço cultural, alternativo e descontraído para a integração da comunidade acadêmica, além de divulgar/revelar talentos locais.

Objetivos
(1) Realizar apresentações musicais e teatrais periódicas; (2) Inserir atividades culturais na rotina da comunidade acadêmica; (3) Divulgar talentos locais; (4) Estimular a criação de grupos e/ou rodas de conversa para discutir problemas relacionados ao cotidiano acadêmico através de intervenções culturais.

Justificativa
As inúmeras atividades acadêmicas causam um desgaste físico, mental e social com o transcorrer do tempo, sejam pelo ponto de vista de um discente, docente ou técnico administrativo. Apesar dos constantes esforços para a modernização e adequação da estrutura de nosso Campus para a criação de espaços destinados ao descanso/lazer, estes ainda não são suficientes. Entendemos que as ações de projetos como o Palco Livre e o Mais Cultura, através de suas apresentações musicais/teatrais, tem se tornado um destes espaços de lazer. A experiência obtida na edição deste projeto projeto executado em 2015, observamos que este espaço permitiu a integração entre discentes, docentes e TAE's e que alguns grupos musicais compostos por membros de nossa comunidade foram montados ("Os diagonais", grupo de Rock formado por TAE's, "Prego de chinelo", grupo de Forró formando por discentes e "João e Shesnon", dupla sertaneja formado por discentes). Neste projeto estão sendo pleiteadas bolsas para incentivar a criação de outros grupos musicais e, em especial, grupos de teatro. Entendemos que intervenções teatrais possam ser adotadas como uma forma bem humorada de expressar problemas do cotidiano acadêmico, em especial por parte dos discentes. A título de exemplo, apresentações teatrais com temas relacionados com Unidades acadêmicas com alto índice de retenção como Funções de uma variável, ou usualmente chamado de Cálculo 1 pelos discentes, ou situações usualmente constrangedora com docentes como "chorar nota" podem ser divertidas, além da possibilidade da abertura de um diálogo mais amplo sobre estes problemas.

Beneficiário
Discentes, docentes, TAE's, terceirizados e comunidade local