LIGA ACADÊMICA DE DENTÍSTICA - UNIFAL/MG

Apresentação
A Liga Acadêmica de Dentística pretende ampliar o conhecimento teórico e prático dos alunos de Odontologia com conteúdos atuais relacionados à Odontologia Estética. A busca pela estética na Odontologia cresce a cada dia, sendo assim, o futuro cirurgião-dentista, necessita de conhecimento com embasamento científico e prático, para poder diagnosticar, indicar e planejar tratamentos que envolvam a estética do sorriso. A mesma será composta por oito graduandos do 7º ao 9º períodos (3 alunos do 7º e 8º e 2 do 9º), do curso de Odontologia da Unifal-MG. A liga terá como objetivo organizar palestras, que possam enriquecer o conhecimento dos alunos de Odontologia, na área de estética. Bem como, aulas teóricas, com conteúdos avançados e atuais da área, realização de aulas práticas laboratoriais e atendimento clínico à população. Ao final do programa, cada aluno deverá apresentar um artigo científico, referente ao caso clínico realizado durante o período em que participou da liga acadêmica.

Objetivos
Capacitar os alunos para diagnosticar, planejar e executar procedimentos relativos às restaurações estéticas diretas e indiretas. Consolidar os fundamentos da Dentística estética. Capacitar o aluno a desenvolver procedimentos de média e alta complexidade, tanto no laboratório quanto na clínica. Introduzir conhecimentos científicos, por meio de leitura, discussão e redação de um artigo científico para publicação.

Justificativa
Alterações na cor e na forma das estruturas dentárias, independente da causa, podem afetar a autoestima do paciente. Na Odontologia existem alguns tratamentos com capacidade de devolver a estética do sorriso. Dentre os tratamentos estéticos mais realizados, podemos citar o clareamento dentário, as facetas diretas e indiretas e as coroas dentárias. Entretanto, é de suma importância que o profissional esteja apto a diagnosticar e planejar corretamente cada caso clínico individualmente.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de Odontologia, que forem selecionados para participar da Liga e os pacientes que receberão atendimento.