DESENVOLVIMENTO DE UM MANÔMETRO DIFERENCIAL PARA PARA AS AULAS PRÁTICAS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

Apresentação
Um instrumento utilizado para experimentos de medição e cálculo de vazão nas UC’s de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica está danificado. A estrutura deste dispositivo está intacta, no entanto, o sensor para medir a pressão diferencial que aparenta ser de baixa qualidade está danificado. Uma troca simples de sensor feito pela empresa pode ser onerosa para o Instituto visto que a qualidade do sensor originalmente equipado é de baixa qualidade. Visto isso, houve uma solicitação por parte da direção do ICT para que fosse estudado uma forma alternativa para medir esta pressão diferencial com peças mais robustas (solicitação em anexo). Em consideração ao risco de outros problemas devido à má qualidade do sensor original e do instrumento didático não operante, gostaríamos de propor um trabalho para a substituição deste sensor danificado por outro utilizando um manômetro diferencial de baixo custo.

Objetivos
Seleção de componentes, Integração do instrumento, calibração do instrumento, testes de campo.

Justificativa
Trata-se da reparação de um instrumento utilizado em aulas práticas de Mecânica dos Fluidos. Invés de comprar um módulo equivalente para reparação do instrumento que apresenta custo elevado e fragilidade, esta visa desenvolver um módulo equivalente mais robusto e menor custo.

Beneficiário
Alunos do curso de Mecânica dos fluidos e hidráulica, pesquisadores da área, e outros serviços relacionados ao instrumento.