INTRODUÇÃO AO SOFTWARE R

Apresentação
O R é uma linguagem e ambiente para análises estatísticas e gráficas, disponível em um software livre desenvolvido, mantido e atualizado por meio da colaboração de pesquisadores, engenheiros e estatísticos de todo o mundo. Caracteriza-se principalmente por possuir um código aberto, permitir o desenvolvimento de funções e pacotes bem como por sua capacidade de manipulação e armazenamento de dados e capacidade gráfica. O R oferece uma variedade de metodologias estatísticas como modelagem linear e não-linear, testes estatísticos clássicos, análise de séries temporais, agrupamento, sendo ainda extensível. Adicionalmente, o R inclui mais de 11.000 pacotes aplicados a diversas áreas, como ecologia, biologia e economia.

Objetivos
Espera-se que ao final do curso os participantes tenham adquirido conhecimentos os quais os tornem capazes de: (i) instalar o software bem como a interface que melhor o atende; (ii) ler um conjunto de dados; (iii) manipular esse conjunto de dados dentro do software;(iv) fazer operações básicas com as informações desse conjunto de dados;(v)criar matrizes, datas frames, vetores, bem como utilizar outras funções disponíveis no software.

Justificativa
Dada a capacidade deste programa para manipulação, análise e armazenamento de dados combinada às suas ferramentas gráficas, que permitem a produção de imagens e gráficos em alta qualidade; o conhecimento da linguagem e do software R apresentam-se como fundamentais a pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Em um mesmo software, o pesquisador será capaz de descrever os dados, construir gráficos de dispersão e frequência, analisar experimentos, visualizar e organizar bancos de dados, simular dados, analisar dados temporais, espaciais e financeiros.

Beneficiário
Alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área.