CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE PRIMEIROS SOCORROS

Apresentação
O atendimento de primeiros socorros consiste em cuidados de emergência dispensados a quem sofreu um acidente ou um mal súbito. Esse atendimento tem por finalidade preservar a vida, sem provocar novas lesões ou agravar as já existentes, enquanto se aguarda a chegada do pessoal qualificado ou até que o paciente seja transportado com segurança para o hospital adequado as suas necessidades. Uma situação de emergência de divide em emergência clínica (desmaio, convulsão, obstrução das vias aéreas, parada cardiorrespiratória súbita, etc) ou emergência traumática (ferimentos provocados por acidentes em geral: trânsito, domiciliar, trabalho, lazer e violência interpessoal). A assistência à vítima começa no local da ocorrência continua durante o transporte ao hospital. Após o transporte, geralmente efetuado pelo Serviço de Resgate, ocorre a transferência do paciente para o pronto socorro, assegurando dessa forma o atendimento avançado de vida.

Objetivos
Desenvolver habilidades na prestação de primeiros socorros pelo público-alvo (acadêmicos matriculados em cursos da UNIFAL-MG, servidores e funcionários terceirizados desta IES). Incentivar a formação de multiplicadores das técnicas de primeiros socorros.

Justificativa
Os procedimentos de primeiros socorros constituem etapa importantíssima no atendimento a acidentados, uma vez que erros de conduta podem resultar em graves sequelas e até mesmo em morte. Para isso, o socorrista deverá aliar cautela e conhecimento técnico sobre o que deve ser feito à sua capacidade de improvisação, pois deverá tomar providências cabíveis contando apenas com os recursos disponíveis no momento.

Beneficiário
Acadêmicos matriculados em cursos da UNIFAL-MG, servidores e funcionários terceirizados desta IES.