PALIAB

Apresentação
Projeto de extensão a ser desenvolvido junto a pacientes elegíveis aos cuidados paliativos bem como profissionais, no contento da Atenção Primária à Saúde (APS).

Objetivos
Colaborar para que a equipe de profissionais da ESF identifique pacientes elegíveis para CP; Auxiliar a equipe a descrever suas características clínicas e sociodemográficas; Proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes, por meio de qualificação dos profissionais da AB ; Despertar nos discentes envolvidos o interesse pela abordagem dos CP; Oferecer aos discentes a oportunidade prática, de forma remota, de promover palestras acerca dos CP aos profissionais vinculados a AB.

Justificativa
Considerando que CP está em franco crescimento tanto no contexto nacional quanto internacional, e que necessita ser implementado na AB, este projeto proporcionará aos seus integrantes um maior aprofundamento sobre a temática, oportunizando aos mesmos a realizarem identificação precoce, avaliação rigorosa e implementação de diversas modalidades terapêuticas em CP, com vistas a melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares/cuidadores. Quanto à comunidade externa, este projeto pretende contribuir para a uma qualificação da assistência em saúde aos pacientes sob cuidados paliativos, atendidos por serviços vinculados a AB.

Beneficiário
Pacientes elegíveis aos CP atendidos pela AB de profissionais de saúde atuantes nos serviços vinculados a este contexto.