AS MULHERES E O CAFÉ: INCUBAÇÃO DAS PRODUTORAS DE CAFÉ DA COOCAMINAS E DA AMECAFÉ

Apresentação
Este projeto se encontra vinculado à ITCP/UNIFAL - MG. Assim, propõe-se a incubação de grupos de mulheres produtoras de café, com o intuito de promover o desenvolvimento local, a partir dos pressupostos da economia solidária e das relações de gênero. O primeiro deles é a AMECAFÉ, formada por mulheres ligadas à produção de café (cafeicultoras e assalariadas não-proprietárias da produção), da região de indicação de origem da Mantiqueira de Minas, com 140 associadas nos municípios de São Gonçalo do Sapucaí , distrito dos Ferreiras, Santana Rita do Sapucaí , Cambuquira,Lambari, Jesuânia, Pedralva, Heliodora, Baependi,Conceição do Rio Verde e Cristina. O outro grupo é constituído por aproximadamente 120 mulheres produtoras de café, cooperadas e não-cooperadas da COOCAMINAS, Cooperativa de agricultores familiares de Poço Fundo e Região.

Introdução
A Economia Solidária tem representado uma nova forma de se organizar enquanto trabalhadores e um empenho coletivo de se manter ou de se inserir (quando excluídos) no mercado e na sociedade. É neste contexto, que surgem as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares – ITCP’s, que buscam articular, multidisciplinarmente, áreas de conhecimento de universidades brasileiras com grupos populares interessados em gerar trabalho e renda, visando a contribuir na formação de cooperativas populares e/ou empresas autogestionárias, nas quais os trabalhadores têm o controle coletivo de todo o processo de produção, desde a atividade fim até a gestão do empreendimento. No que se refere ao seu campo de atuação, esse projeto tem como proposta a incubação de mulheres produtoras de café da AMECAFÉ e da COOCAMINAS. Em meio ao universo rural caracterizado pela predominância masculina, a organização das mulheres para o trabalho direto na produção de café é fundamental. Nesse contexto, a incubação do grupo pela ITCP/UNIFAL - MG contribuirá para o fortalecimento dos grupos, bem como a tentativa de romper com as relações de subordinação em relação à gênero, no meio rural.

Objetivo Geral
Incubar as mulheres pertencentes à AMECAFÉ e a as mulheres membros da COOCAMINAS.

Objetivos Específicos
- Buscar a sensibilização dos(as) agricultores(as) familiares, dentro da proposta dialógica do processo de incubação da ITCP/UNIFAL, a respeito dos princípios da Economia Solidária; - Atender a demandas de capacitação em autogestão, associativismo, gênero, cooperativismo dos(as) agricultores(as) familiares para que estes possam gerir sua cooperativa de maneira autônoma; -Buscar a sensibilização dos(as) agricultores(as) familiares, dentro da proposta dialógica do processo de incubação da ITCP/UNIFAL, a respeito das relações de Gênero.

Justificativa
A ITCP/UNIFAL – MG vem desenvolvendo suas atividades com relevante participação dos grupos incubados. Através da relação dialógica que se mantém entre a Incubadora e os grupos beneficiários, ou seja, relação de trocas de conhecimentos e saberes, se constrói a base para o desenvolvimento das atividades propostas, que vão de encontro às demandas dos grupos.

Beneficiário
Mulheres da AMECAFÉ e da COOCAMINAS.