Apresentação
A UNALIS - Universidade Aberta à Longevidade, Inclusão e Saúde é um programa de extensão universitária com o objetivo de atender às demandas e necessidades da população acima de 45 anos. Inspirada no modelo da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da UNIFAL-MG, a UNALIS foi criada com a finalidade de promover o envelhecimento ativo, a qualidade de vida e a inclusão social desse grupo populacional. O programa é composto por diversas ações interdisciplinares, desenvolvidas por uma equipe de voluntários, professores e alunos de diferentes áreas do conhecimento, como Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição, Farmácia, Letras, Enfermagem, Matemática, Medicina e Biomedicina. Essa articulação entre a academia e a comunidade busca fomentar a troca de saberes e experiências, estimulando a autonomia, a saúde física e mental, a atividade física, cognitiva e motora dos participantes. Além disso, a UNALIS se estabelece como um espaço de inclusão, aprendizado e promoção do envelhecimento saudável.
Objetivos
O Programa UNALIS visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população com 45 anos ou mais, com foco especial na pessoa idosa. O programa busca auxiliar nos níveis de saúde física, mental e social desse grupo, unindo as possibilidades existentes na Universidade com o potencial humano disponível na comunidade. Objetivos específicos: a) Promover a socialização, autonomia, o lazer e atividades corporais, mentais e de bem-estar para a população-alvo. b) Oferecer cursos, oficinas temáticas, atividades de artesanato, leitura, música, exercícios físicos, informática, jogos interativos, estudo de línguas, dança, fisioterapia, orientação nutricional, entre outras, visando melhorar a qualidade de vida da população idosa. c) Fomentar a participação da população com 45 anos ou mais no ambiente universitário, oportunizando a participação em disciplinas de graduação, cursos e propiciando a troca de saberes e a intergeracionalidade. d) Sensibilizar a comunidade sobre o Estatuto do Idoso e a necessidade de sua implementação, promovendo maior conscientização sobre os direitos e necessidades da população idosa. e) Promover a alimentação saudável, garantindo a segurança alimentar e nutricional adequada para a população atendida, a fim de contribuir para a promoção da longevidade.
Justificativa
A UNALIS - Universidade Aberta à Longevidade, Inclusão e Saúde, reconhece a necessidade de se adaptar às transformações no perfil populacional brasileiro, caracterizado por um número cada vez maior de pessoas idosas. Essa realidade reafirma a importância da atuação conjunta da sociedade, do poder público e das universidades na promoção de um envelhecimento saudável, visando a melhoria da qualidade de vida dessa população. A Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/1994) e o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) asseguram os direitos sociais da pessoa idosa, garantindo sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, bem como o acesso à saúde em todos os níveis de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a Política Nacional de Saúde do Idoso (2006) tem por diretrizes a promoção do envelhecimento saudável, a prevenção de doenças, a manutenção da capacidade funcional, a assistência às necessidades de saúde do idoso, a reabilitação da capacidade funcional comprometida, a capacitação de recursos humanos especializados, o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais e o incentivo a estudos e pesquisas na área do envelhecimento. A UNALIS reconhece que a qualidade de vida na velhice está diretamente relacionada a um estilo de vida ativo, saudável e funcional. Diversos estudos comprovam que a realização de atividades sociais e exercícios físicos orientados contribuem para o retardo dos efeitos do envelhecimento, a melhora da capacidade funcional, a diminuição do sedentarismo, a promoção de modificações positivas na autoimagem, a socialização e a melhoria da qualidade de vida. Nesse contexto, a UNALIS, por meio de seus projetos e eventos, realiza e promove atividades criativas e produtivas, buscando resgatar a autoestima das pessoas idosas e estimular sua contribuição social. As ações da universidade também se concentram na orientação das pessoas em diferentes áreas do conhecimento, visando a melhor compreensão dos problemas enfrentados pela população idosa. Diante dessa realidade, a Unifal-MG, através do Programa Institucional Estruturante de Extensão e Cultura - UNALIS - Universidade Aberta à Longevidade, Inclusão e Saúde, como instituição formadora de recursos humanos na área da saúde, assume a responsabilidade de capacitar profissionais para atuar na área gerontológica e geriátrica. A integração da academia com os serviços de saúde e comunidade tem por objetivo promover uma reflexão sobre as práticas em saúde e os direitos da pessoa idosa de modo a atender de forma mais efetiva as reais necessidades desta população. Desse modo, a UNALIS está empenhada em fomentar ações que melhorem a qualidade de vida da pessoa idosa, por meio de atividades de extensão e pesquisa, que impactam no ensino, na formação dos estudantes e na questão social, com foco na atenção à pessoa idosa.
Beneficiário
População 45+ do município de Alfenas (MG) e municípios vizinhos.