UNIVERSIDADE FEDERAL: UM DIREITO DE TODOS

Apresentação
De acordo com o Ministério da Educação (2015), o percentual de brasileiros com nível superior completo no ano de 2010 era de apenas 7,9%. Isso evidencia que o número de jovens na idade entre 19 e 25 anos que encerram o ensino médio e ingressam em algum curso de graduação ainda é pequeno. Para atender a esta demanda, o a União, por meio das Universidades Federais e dos Institutos Federais, criou e vem criando cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Segundo a Lei de Diretrizes e Apresentação: Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu Art. 44, inciso II, os cursos de graduação, são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo (Brasil, 1996). No entanto, ainda há muitos acadêmicos que estão finalizando o Ensino Médio e que não conhecem as Universidades Públicas Federais e os Institutos Federais, bem como, a quantidade de cursos que estas instituições de ensino oferecem.

Objetivos
Conscientizar os jovens sobre o papel das Universidades Públicas Federais brasileiras; Apresentar os cursos de graduação que são ofertados por essas universidades, dando ênfase aos cursos ofertados nos três campi da UNIFAL-MG; Apresentar e detalhar aos estudantes do Ensino Médio a forma de ingresso a essas universidades; Possibilitar ao graduando envolvido nessa atividade o aperfeiçoamento no aprendizado adquirido em sala de aula, bem como, lhes dar a possibilidade de melhoria na oratória, fator relevante para se formar como um bom profissional.

Justificativa
Esse projeto se justifica pelo desconhecimento, que muitas vezes os jovens têm das possibilidades que podem ter acesso em uma Universidade Pública Federal, assim como, do fato desses jovens se verem distantes desse “mundo”. Além disso, há também um desconhecimento muito grande dos cursos que são oferecidos por essas universidades, sendo nesse caso, a proposta de se trabalhar com maior detalhe os cursos oferecidos pela UNIFAL-MG. Outro ponto relevante que merece destaque é o fato de que os cursos oferecidos pelas Universidades Públicas Federais serem excelentes e gratuitos, fator que é desconhecido pela maioria dos acadêmicos do Ensino Médio, conforme constatação dos alunos que desempenharam as atividades deste projeto neste ano de 2017. Como tal projeto está sendo reeditado, ou seja, não é inédito, tem se observado sua importância e relevância, tanto para os alunos da UNIFAL-MG no sentido de interação e integração com a comunidade e também, para os alunos de escolas públicas que tem sido informados da possibilidade e direito de acesso à Universidade Pública. Infelizmente, o que percebe-se é ainda é grande a desinformação. Outro aspecto relevante é que já temos alunos ingressantes que declararam que souberam da UNIFAL-MG através deste projeto.

Beneficiário
Acadêmicos do Ensino Médio de Varginha e região, que estudam em escolas públicas e privadas. Além disso, pretende-se proporcionar um ambiente para que os graduandos possam se habituar a falar em público, desenvolvendo sua oratória.