INTERVALO

Apresentação
Desde o segundo semestre de 2016 o Departamento de Apoio Pedagógico (DAP) da Prograd e as Assessorias de Apoio Pedagógico dos campi vêm desenvolvendo ações de orientação educacional e, em agosto de 2016, foi aprovado no CEPE o Projeto de Apoio Pedagógico aos Discentes da UNIFAL-MG. A partir das experiências com os atendimentos individuais, ações coletivas e com base na literatura científica sobre o aluno do Ensino Superior, apresentamos essa proposta de extensão, a fim de ampliar o atendimento aos discentes de graduação. O projeto Intervalo, como concebido nessa proposta, tem como objetivo constituir-se como um espaço que oportunize aos discentes discutirem e terem apoio em suas vivências e desafios como alunos do ensino superior na UNIFAL-MG, oferecendo atividades que se caracterizem como momentos de diálogo entre instituição e alunos. O público-alvo é o aluno ingressante (três primeiros semestres), mas as ações atenderão, também, os alunos de outros períodos.

Objetivos
- Realizar pesquisa com o corpo discente sobre os principais temas de interesse; - Elaborar um cronograma de atividades, contemplando as demandas levantadas entre os estudantes; - Realizar ampla divulgação das atividades; - Avaliar todas as atividades realizadas e utilizar essas informações para planejar novas atividades; - Adotar a pesquisa sobre o perfil do aluno da UNIFAL-MG como metodologia para o planejamento, avaliação e divulgação de resultados; - Atuar em conjunto com a PRACE e demais instâncias da universidade.

Justificativa
A educação superior brasileira passou por mudanças significativas a partir da década de 1990 e, especialmente, a partir de 2003 devido com aàs políticas de expansão universitária que resultaramlevaram aem um significativo crescimento da oferta de vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES), e a alguns avanços nas políticas de permanência. Essa expansão se deve, especialmente, a programas como os de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), Universidade para Todos (ProUni), e o de Financiamento Estudantil (Fies), juntamente com as políticas de reserva de vagas (cotas) e o aumento da oferta de cursos superiores a distância. Essas políticas, apesar de ainda terem um alcance restrito, têm contribuído para aumentar as chances de ingresso e a modificardo o perfil do estudante na educação superior. Essas mudanças, positivas para o aumento do acesso ao ensino superior, não foram capazes de resolver o problemas da evasão e de oferecer meios para o apoio ao aluno universitário nas suas dificuldades acadêmicas e psicossociais.

Beneficiário
Alunos dos cursos de graduação presencial da UNIFAL-MG.