LIGA ACADÊMICA DE PSIQUIATRIA LAPS-UNIFAL-MG

Apresentação
A Liga Acadêmica de Psiquiatria – LAPS-UNIFAL-MG é uma iniciativa dos acadêmicos do curso de Medicina que pretendem realizar ações que visem a complementariedade à vivência teórico-prática e aquisição de conceitos sobre a Psiquiatria clínica e suas bases teóricas, abrangendo os protocolos e diretrizes que as envolvem. Além disso, há a intenção de integração da Liga com a comunidade local com aplicação dos conhecimentos e habilidades adquiridos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com este fim, as ações de ensino serão realizadas por meio da apresentação de aulas, ministradas por participantes da LAPS-UNIFAL-MG, seu orientador, professores e profissionais convidados. A integração entre a Liga e a comunidade local e acadêmica se dará, também, com o desenvolvimento de atividades abertas, como discussões e eventos que permitam a essa comunidade conhecer mais sobre os distúrbios psiquiátricos que a acometem.

Objetivos
1) Capacitar o estudante de medicina acadêmico da Liga fortalecendo conceitos e definições sobre as bases da Psiquiatria, assim como os protocolos e condutas nos cuidados ao paciente psiquiátrico nas diversas condições psiquiátricas. 2) Capacitar o acadêmico da Liga a apresentar temas, trabalhos científicos e guiar discussões por meio de tais ações de ensino - propiciando que ele consiga correlacionar à pratica clínica esses conhecimentos, integrando assim, a vivência teórico-prática da área da Psiquiatria. 3) Permitir que o acadêmico esteja apto a orientar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e onde ela pode buscar ajuda, com especial atenção as implicações sociais desses cuidados. 4) Capacitar o acadêmico a reconhecer e orientar indivíduos em condições psiquiátricas iminentes ou sujeitas a elas, bem como seus familiares; além de saber relacioná-las a fatores determinantes. 5) Realizar atividades de ensino com enfoque as condições psiquiátricas prevalentes na comunidade alfenense e entre os alunos da UNIFAL-MG, como ansiedade, síndrome do pânico e ideação/intenção suicida.

Justificativa
Nas últimas décadas os padrões de adoecimento físico e mental tem se alterado, principalmente entre crianças e adolescentes, com aumento na prevalência de transtornos mentais nas comunidades em geral. Acompanhando essas mudanças veio a reforma psiquiátrica e a adoção de novas práticas em Saúde Mental, principalmente com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que visam tratamento humanizado com inclusão social e resgate a cidadania. Cabe ainda a marcante medicalização do sofrimento psíquico, que tem se estendido para as crianças e alimentado a banalização da existência, a naturalização do sofrimento e a culpabilização dos indivíduos pelas vicissitudes da vida, com consequências na capacidade de convivência em comunidade dos indivíduos acometidos por tais condições. A inserção do acadêmico de medicina dentro desse contexto proporciona um maior conhecimento sobre o cuidado, assistência e orientação a esses pacientes, o que auxilia no tratamento e em uma melhor compreensão sobre os distúrbios psiquiátricos que ainda sofrem com estigmatização atualmente. Vale ressaltar a autonomia, especificidade e importância crescente da psiquiatria, subscrevendo as palavras de Henry Ey, o qual referia que a psiquiatria é uma disciplina médica, diferente das demais, que trata dos distúrbios da consciência e da liberdade. Desse modo, a inserção do acadêmico em atividades que o aproximem do paciente como um ser um bio-psico-social, e não apenas com uma visão bio-fisiologica das patologias, auxilia em sua formação humanizada e também em relações futuras entre médico e paciente na prática profissionais dos estudantes de Medicina.

Beneficiário
Acadêmicos do Curso de Medicina, alunos de cursos de graduação e pós-graduação, médicos e demais profissionais interessados pela Psiquiatria, bem como funcionários de unidades e organizações de saúde e a comunidade local.