OLHE PARA O CÉU, VEJA O UNIVERSO

Apresentação
O observatório astronômico da UNIFAL-MG foi construído com recursos da instituição e de duas agências de fomento, a FAPEMIG e o CNPq. Ele é um espaço voltado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão em astronomia porque essa ciência tem um enorme potencial para despertar o interesse dos jovens para os assuntos científicos. Nesse sentido a importância da divulgação e o ensino de astronomia em espaços não formais de educação, como o observatório astronômico da UNIFAL-MG, torna-se evidente já que um dos papéis principais destes locais é o de motivar os estudantes para a ciência por oferecer um ambiente atrativo. Por isso, o projeto Olhe para o Céu, Veja o Universo tem como missão fazer a divulgação da ciência aliada a utilidade pública.

Objetivos
)Divulgar as descobertas científicas realizadas pela pesquisas astronômicas e as suas contribuição para o conhecimento humano. 2)Possibilitar o debate a respeito de temas astronômicos apresentados na mídia, cujo entendimento pode ser facilitado pelo acesso aos conceitos científicos. 3)Desmistificar e quebrar preconcepções a respeito da ciência, em especial a astronomia, e do cientista . 4)Divulgar através das atividades de observação sistemática do céu a olho nu e com telescópios os telescópios construídos pelos alunos, desmistificando sua complexidade.

Justificativa
A astronomia é um ciência altamente interdisciplinar, por isso ela pode contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica, da cultura, da desmistificação, do tratamento pedagógico de concepções alternativas, da capacidade crítica sobre notícias midiáticas sensacionalistas e de erros conceituais em livros didáticos. Além disso, ela representa um exemplo claro de que a ciência e a tecnologia não estão distantes da sociedade. Por fim, seu conhecimento proporciona o desenvolvimento de aspectos exclusivos da mente humana, tais como fascínio, admiração, curiosidade, contemplação e motivação.

Beneficiário
Estudantes das escolas de Alfenas e das cidades vizinhas, moradores dos arredores do observatório, comunidade acadêmica.