DIÁLOGOS COM A MÚSICA: A NATUREZA E O SER HUMANO EM PROSA E VERSO

Apresentação
Este projeto parte da compreensão da necessidade de viabilizar caminhos de diálogo entre diferentes tipos de conhecimento, saberes e linguagens para se pensar a relação do ser humano com a natureza e a própria natureza. Neste projeto, nos interessa a possibilidade que música tem em realizar esses encontros. Nosso país possui inúmeros compositores que exploram em suas letras de música a temática da natureza e seus elementos e a relação do ser humano com a natureza. Sendo assim, por que não aproveitar essa riqueza cultural e por meio da música construir espaços de conversa e diálogo sobre tais temáticas tecendo pontes com o conhecimento científico?

Objetivos
1) divulgar a música popular brasileira para as novas gerações em contextos escolares, dando especial atenção às músicas que fazem referência à natureza e seus fenômenos, assim como, à relação ser humano-natureza; 2) produzir espaços de diálogo, por meio da música, com as novas gerações a respeito da natureza e seus fenômenos e da relação ser humano - natureza; e 3) produzir, a partir das conversas com as crianças e com os adolescentes, programas de rádio para serem transmitidos pelo programa “UNIFALA-BICHO – seu canal de comunicação com a vida” da Rádio Comunitária Pinheirinho-FM, contribuindo com esse espaço de divulgação científica já existente no município de Alfenas. 4) articular trocas de experiências com outros grupos internos e externos à universidade interessados na temática.

Justificativa
É fundamental pensar e produzir caminhos para ampliar os espaços de diálogo e possibilidades de ensino e de aprendizagem. O projeto levará para escola uma proposta que altera as lógicas quando se pensa no que tradicionalmente tem sido feito nos espaços curriculares/disciplinares (por exemplo: nas disciplinas de ciências, biologia e geografia) relacionados às temáticas da natureza e da relação sociedade-natureza. A música popular brasileira pouco está presente nos espaços escolares, ainda mais no contexto das disciplinas mencionadas anteriormente, espaço curricular majoritariamente pensado para as temáticas de nosso interesse. Sendo assim, a proposta que se apresenta neste projeto é a de ampliar possibilidades de construção de conhecimento das temáticas em questão, borrando as fronteiras disciplinares e produzindo o diálogo entre conhecimentos (popular, científico e artístico), entre linguagens (científica e musical) e entre tempos e espaços escolares.

Beneficiário
Alunos e alunas da rede pública de ensino do município de Alfenas, assim como seus(suas) professores(as).