DIA DA SUSTENTABILIDADE UNIFAL-MG

Apresentação
Integrando conhecimentos e iniciativas em sustentabilidade, o evento Dia da Sustentabilidade UNIFAL-MG busca promover ativamente o pensamento, ações e mudanças sociais transformativas para o seculo XXI. Estruturado em um ciclo de seminários, workshops participativos, mesa redonda e ambiente de discussão, o evento contará com a participação de pesquisadores especializados e praticantes proativos na área de sustentabilidade.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Os desafios globais da sustentabilidade, tais como o combate à não equidade social, a regeneração e preservação da biodiversidade, a criação de estratégias de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o estabelecimento de uma economia verde requerem soluções educacionais que se configurem em mudanças de hábitos, valores, percepções, anseios e atitudes. Um modelo de desenvolvimento em bases sustentáveis visa atingir a contínua satisfação das necessidades humanas sem comprometer o direito das gerações vindouras de satisfazer as suas próprias necessidades. Dada a sua natureza primária de produtora e disseminadora de conhecimento, instituem-se como locus natural para a compreensão e enfrentamento dos desafios decorrentes do desenvolvimento lato sensu, dentre os quais se incluem os relacionados ao desenvolvimento sustentável. Importantes eventos e iniciativas mundiais vêm contribuindo para a promoção do conceito de desenvolvimento sustentável (DS), destacando-se as publicações dos relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU): “O nosso futuro comum” e “O futuro que queremos”. Tais documentos enfatizam apropriadamente as relações intrínsecas entre economia, inovação tecnológica, natureza, sociedade e política, além da necessidade de formação de uma postura ética face à vida e aos direitos humanos. Nesse sentido, o conceito de DS proposto no relatório de Brundtland tem sido aplicado nas análises sensíveis envolvendo o binômio natureza/sociedade, congregando e provocando a convergência do conhecimento e das ações em torno de um paradigma transformador. Nesse contexto, inclui-sea educação formal oferecida por instituições de ensino superior segundo uma concepção holística de suporte à geração e divulgação do conhecimento subjacente a qualquer dos pilares de suas atividades fundamentais– ensino, pesquisa e extensão— formando, orientando, e sensibilizando aqueles que comporão um quadro de liderança (Frota e Casarejos, 2013) desejável para o progresso e desenvolvimento social equilibrado e justo. Centros de produção de conhecimento e saber, as IES, não devem permitir se lhes anuvie o horizonte humano, investindo incisivamente na transformação do homem e da sociedade que, em última instância, determinam sua função e justificam a razão mesma de sua existência. Cumpre-lhes o desempenho e a incumbência de gerar modelos de desenvolvimento em bases sustentáveis, devendo configurar elas próprias modelos inspiradores de sustentabilidade para a sociedade.

Beneficiário
Estudantes, professores, funcionários da UNIFAL-MG e comunidade de Alfenas e Região.