CURSINHO SABERES (POÇOS DE CALDAS)

Apresentação
O acesso de estudantes oriundos de escolas públicas às universidades públicas tem despertado preocupações dos poder público e estudiosos do assunto. Neste contexto, criar mecanismos que subsidiem o melhor desempenho dos estudantes de escolas públicas no ENEM, podem em muito contribuir para redução da desigualdade existente no sistema de ingresso. O objetivo deste projeto é promover melhores chances de ingresso no ensino superior de alunos oriundos de escolas públicas via ENEM. O Cursinho Saberes tem funcionado de forma presencial no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza. Entretanto durante a Pandemia de COVID-19, o Cursinho será iniciado, no ano de 2021, de forma remota com aulas no período noturno via plafatorma Google Meet e material disponibilizado no Google Classroom. Se houver mudança de cenário e respeitados todos as medidas de segurança sanitária, o projeto volta a ser oferecido presencialmente.

Objetivos
a) Proporcionar a estudantes de oriundos de escolas públicas de Poços de Caldas e região maiores chances de ingresso em universidades públicas via preparação ao ENEM ou vestibulares tradicionais; b) Proporcionar aos discentes da UNIFAL-MG maior integração com escolas públicas do município de Poços de Caldas; c) Potencializar a interação dos estudantes de escolas públicas às diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus da UNIFAL em Poços de Caldas; d) Fornecer aos discentes da UNIFAL-MG a oportunidade de lecionar em ensino médio subsidiando à formação de recursos humanos em educação.

Justificativa
Em todo o país, nos últimos anos, uma das formas de intervenção surgidas no âmbito de universidades públicas, foi a criação de cursos pré vestibulares para camadas carentes da população via projetos de extensão. Dentro deste contexto projeto aqui apresentado visa consolidar o curso preparatório ENEM destinado à estudantes de escolas publicas do município de Poços de Caldas (MG). Além disto, durante o período da Pendemia da COVID-19, a rede de ensino pública tem sofrido de forma desigual os impactos da aprendizagem dos estudantes, desta forma o presente projeto visa também amenizar este prejuízo, oferecendo conteúdo e suporte a melhores chances de ingresso destes estudantes aos cursos superiores.

Beneficiário
Alunos de ensino médio oriundos de escolas públicas.