GEOGRAFIA(S) NA AMÉRICA DO SUL: FRONTEIRAS, INTEGRAÇÕES E CONFLITOS

Apresentação
Este mini curso faz parte de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIFAL-MG. Visto o proponente estar atuando como professor visitante no programa em questão e ter como proposta de trabalho a integração entre as atividades do mestrado em geografia com os cursos de bacharelado e licenciaturas em geografia da UNIFAL-MG e os demais segmentos da sociedade. As ações do curso comtemplam o apoio a formação discente e a profissionais da geografia e outras licenciaturas no sentido de contribuir para a inter-relações entre pesquisa, ensino e extensão. Ademais, a contextualização sobre temas acerca da América Latina são fundamentais para a atualização do debate sobre manutenção de direitos fundamentais, democracia e elaboração de políticas públicas que contribuam com a sociedade em um momento no qual políticas neoliberais estão sendo postas em prática.

Objetivos
1 - Discutir o entendimento, ao longo do tempo, sobre a fronteira e sua funcionalidade na América do Sul 2 - Analisar aspectos de espaços fronteiriços, em especial das cidades-gêmeas sul-americanas 3 - Debater o papel das cidades-gêmeas no processo de integração da América do Sul 4 - Refletir sobre as políticas públicas e planejamento para e nas regiões de fronteira 5 - Refletir sobre os conflitos fronteiriços da Amazônia Sul-americana

Justificativa
O mini-curso “Geografia(s) na América do Sul: fronteiras, integrações e conflitos” se justifica pela necessidade de um maior aprofundamento de temas políticos, econômicos e sociais concernentes aos territórios fronteiriços sul-americanos. Trata-se também de uma oportunidade para que os discentes do curso de licenciatura em geografia possam refletir sobre a fronteira em seus diversos sentidos e movimentações, em especial, pois o Brasil é um país que tem mais de quinze mil quilômetros de fronteiras terrestres, logo, o debate é de fundamental importância para a formação acadêmica dos alunos em relação as discussões no campo da geopolítica e geografia política.

Beneficiário
Discentes do Curso de graduação (licenciatura e bacharelado) e pós-graduação em Geografia da UNIFAL-MG e discentes de outros cursos da instituição e comunidade externa interessada na temática..