GRUPO TRANSFORMAÇÃO

Apresentação
O projeto será desenvolvido com adolescentes inseridos na escola estadual Napoleão Salles, uma vez que durante a inserção do docente com o desenvolvimento de uma pesquisa de pós-doutorado, constatou vulnerabilidades vivenciadas pelos adolescentes que repercutem em grande sofrimento. Portanto, o projeto visa implementar estratégias interventivas com os adolescentes através da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e do Grupo Operativo segundo Pichon-Rivière com temáticas relacionadas a adolescência e automutilação: o alívio da angustia; adolescência e a violência entre os pares: um ciclo vicioso; Diversidade sexual e o preconceito; relações no ambiente escolar: desrespeito entre alunos e professores; A bebida alcoólica como fonte de prazer; A autoestima e o processo do adolescer saudável, entre outras, que contribui para o desenvolvimento saudável e o empoderamento dos adolescentes.

Introdução
Os adolescentes vivenciam um momento particularmente “saudável”, contudo o modo de vida e os comportamentos podem conduzi-los a situação de risco (BRASIL, 2014), como o consumo de drogas, a violência entre si e entre os pares, o insucesso acadêmico, o que compromete a saúde física, o bem-estar psíquico e o desenvolvimento psicossocial (SHEK; YU, 2012). Neste contexto, a partir da inserção do docente no cenário escolar com a realização de uma pesquisa com a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) detectou vulnerabilidades vivenciadas pelos adolescentes, que repercutem em grande sofrimento, categorizadas nas temáticas: adolescência e automutilação: o alívio da angustia; adolescência e a violência entre os pares: um ciclo vicioso; Diversidade sexual e o preconceito; relações no ambiente escolar: desrespeito entre alunos e professores; A bebida alcoólica como fonte de prazer. O que corroboram com Fukuda et al (2016), que encontraram que os problemas identificados entre os jovens estavam relacionados a escola, a ansiedade, o medo e a depressão, além dos problemas comportamentais, das relações com os familiares e seus pares. Todo o sofrimento psíquico vivenciado pelos adolescentes está associado a falta de disponibilidade de tempo dos pais e o déficit de responsabilidade da comunidade escolar para a assistência integral ao adolescente, o que os torna-o abandonados, sozinhos e sem saber em que se amparar (ARAÚJO et al., 2010). Tangenciando a isso, o que se evidencia é que a relação professor aluno encontra-se comprometida e com baixa efetividade na vida dos adolescentes (AMPARO et al., 2008). Todo esse processo tem um impacto negativo na vida do adolescente, o que resulta em sofrimentos e prejuízos (STRINGARIS; GOODMAN; 2013). A literatura menciona a importância em realizar ações preventivas e de promoção a saúde com enfoque na saúde dos adolescentes (PATIAS; SILVA; DELL`AGLIO, 2016). A escola é um espaço rico para o reconhecimento das necessidades dos adolescentes, do diálogo, e também da criação de vínculo afetivo entre professor-aluno, o que torna a escola um ambiente de suporte (OLIVEIRA; FULGENCIO, 2010). A interlocução entre saúde e educação é efetivamente importante uma vez que as relações sociais permeadas nesse contexto contribuem para o desenvolvimento (LUCKOW; CORDEIRO, 2017), propicia a troca de saberes e de reflexão, contribuindo para o empoderamento e o protagonismo dos adolescentes em relação ao comportamento mais saudável.

Objetivo Geral
Implementar e conduzir as rodas de Terapia Comunitária Integrativa e o Grupo de Pichon-Rivière com os adolescentes no desenvolvimento de habilidades psicossociais, na prevenção e promoção da saúde mental.

Objetivos Específicos
Apreender na percepção dos adolescentes na roda de Terapia Comunitária Integrativa os principais problemas e estratégias de enfrentamento; Analisar as estratégias de desenvolvimento de habilidades psicossociais apreendidas nos grupos operativos com os adolescentes na prevenção da automutilação, violência entre os pares, as questões de gênero e a sexualidade do adolescente, a relação professor-aluno e seus familiares entre outras; Analisar os benefícios do grupo operativo e da TCI em relação a qualidade de vida, saúde mental e os comportamentos de risco dos adolescentes.

Justificativa
A adolescência se caracteriza pela busca de novas experiências e vivências, e que se associam muitas vezes as vulnerabilidades. E para que não ocorram prejuízos à saúde nesta etapa da vida é extremamente importante que os profissionais de saúde e educação estejam preparados para intervir (LIMA et al., 2015). Destaca-se, neste âmbito a importância de desenvolver ações com o propósito de acolher, escutar, cuidar e promover ambientes saudáveis que visa melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento psicoemocional e que leve em conta as singularidades de cada um (BRASIL, 2014). A relevância social e cientifica está em oferecer subsídios para a ampliar a assistência ao adolescente para as questões que transcendem o modelo biomédico, e assim articular a interdisciplinaridade na proposição de estratégias de práticas emancipatórias na promoção a saúde do adolescente.

Beneficiário
Adolescentes da escola Estadual Napoleão Salles em Alfenas