UNIVERSIDADE FEDERAL: UM DIREITO DE TODOS (2019)

Apresentação
Apesar dos avanços ocorridos nos últimos anos, o percentual de Brasileiros com Ensino Superior ainda é muito pequeno. Um grande percentual dos jovens que concluem o ensino médio e ingressam em um curso superior ainda é pequeno, isso se torna ainda mais crítico, quando analisamos o ingresso no ensino superior público. Para atender a esta demanda, vários cursos de graduação foram criados, em Universidades e Institutos Federais. No entanto, ainda há muitos acadêmicos que estão finalizando o Ensino Médio e que não conhecem as Universidades Públicas Federais e os Institutos Federais, bem como, a quantidade de cursos que estas instituições de ensino oferecem e é tal situação que o referido projeto visa equacionar.

Introdução
De acordo com Bortolotti e França (2012), atualmente o acesso a um curso superior não é mais um luxo, tornando-se essencial na vida de um ser humano. Neste contexto, a ausência de informações acerca dos cursos oferecidos pela Universidade e a falta de divulgação dos mecanismos de ingresso ao mundo acadêmico são fatores preponderantes para o afastamento dos jovens de infinitas oportunidades. Sendo assim, para que estes jovens possam conhecer as Universidades Públicas Federais, muitas vezes, é necessário que ela vá até ele, visto que o mesmo, muitas vezes, se encontra em ambientes que desconhecem estas instituições. Para isso, a proposta deste projeto de extensão é ir até o ambiente de estudo dos jovens que estão cursando o Ensino Médio e apresenta-lhes o “mundo” das Universidades Públicas Federais, detalhando o caminho que precisam percorrer para chegarem até a estas escolas, que é por meio da prova do ENEM, e posteriormente, pelo SiSU. Além disso, pretende-se apresentar a estes acadêmicos os cursos de graduação que são oferecidos gratuitamente na UNIFAL-MG, em seus três Campi.

Objetivo Geral
Apresentar aos alunos do Ensino Médio de Varginha e região, a realidade das Universidades Públicas Federais, os cursos que são oferecidos por estas instituições, bem como detalhar o processo de seleção a que os candidatos devem se submeter. Além disso, é objetivo deste projeto proporcionar espaços para que os graduandos que participarem do mesmo possam aperfeiçoar a oratória.

Objetivos Específicos
Conscientizar os jovens sobre o papel das Universidades Públicas Federais brasileiras; Apresentar os cursos de graduação que são ofertados por essas universidades, dando ênfase aos cursos ofertados nos três campi da UNIFAL-MG; Apresentar e detalhar aos estudantes do Ensino Médio a forma de ingresso a essas universidades; Possibilitar ao graduando envolvido nessa atividade o aperfeiçoamento no aprendizado adquirido em sala de aula, bem como, lhes dar a possibilidade de melhoria na oratória, fator relevante para se formar como um bom profissional.

Justificativa
Esse projeto se justifica pelo desconhecimento, que os jovens têm das possibilidades que podem ter acesso em uma Universidade Pública Federal, assim como, do fato desses jovens se verem distantes desse “mundo”. Além disso, há também um desconhecimento muito grande dos cursos que são oferecidos por essas universidades, sendo nesse caso, a proposta de se trabalhar com maior detalhe os cursos oferecidos pela UNIFALMG. Outro ponto relevante que merece destaque é o fato de que os cursos oferecidos pelas Universidades Públicas Federais serem excelentes e gratuitos, fator que é desconhecido pela maioria dos acadêmicos do Ensino Médio, conforme constatação dos alunos que desempenharam as atividades deste projeto neste ano de 2017. Como tal projeto está sendo reeditado, ou seja, não é inédito, tem se observado sua importância e relevância, tanto para os alunos da UNIFAL-MG no sentido de interação e integração com a comunidade e também, para os alunos de escolas públicas que tem sido informados da possibilidade e direito de acesso à Universidade Pública. Infelizmente, o que percebe-se é ainda é grande a desinformação. Outro aspecto relevante é que já temos alunos ingressantes que declararam que souberam da UNIFAL-MG através deste projeto.

Beneficiário
Acadêmicos do Ensino Médio de Varginha e municípios onde temos alunos matriculados, já que estes, irão para suas cidades para realizar a atividade de extensão. Além disso, pretende-se proporcionar um ambiente para que os graduandos possam se habituar a falar em público, desenvolvendo sua oratória.