CALOURO CIDADÃO 2019

Apresentação
O corte de cabelo e as brincadeiras temidamente perigosas têm sido substituídos por ações solidárias e de integração durante a chegada dos novos alunos ao ambiente universitário. Essa postura tem o objetivo de ajudar a cultura violenta e constrangedora da recepção aos novos estudantes pelos veteranos. Nesse sentido, o Calouro Cidadão visa incentivar os alunos a participarem de ações de caráter social que, de forma prazerosa e construtiva, proporcionam momentos de integração e boas vindas entre ingressantes e pregressos, a partir de ações sociais.

Introdução
No primeiro dia palestras de boas vindas, educativas e de esclarecimento são dadas aos calouros. Essas palestras tem como temas o funcionamento da Universidade como um todo e de especificidades do curso que o discente está matriculado, tais como: Como funciona o DRGCA/CRCA, como funciona a biblioteca, como funciona e o que é o Bacharelado em Ciência e tecnologia e finaliza com a apresentação e boas vindas oficial do diretor do campus de Poços de Caldas. No segundo e terceiro dias os acadêmicos devidamente uniformizados com a camiseta da Pró-reitoria de Extensão, caso sejam cedidas pela mesma, serão divididos em pequenos grupos para realizarem a arrecadação de roupas, fraldas, calçados, brinquedos e alimentos no município. Após fazerem a contabilidade dos produtos arrecadados, os mesmos serão entregues, pelos próprios alunos, nas instituições de caridade que abrigam idosos (Sociedade de São Vicente de Paulo) e crianças/adultos (APAE) na cidade de Poços de Caldas. Durante a doação, os alunos promoverão momentos de descontração através de jogos e brincadeiras, tocarão violão e pintarão as unhas das idosas. Além dessas atividades, serão promovidas apresentações culturais no campus, ida ao Hemocentro para doação de sangue e cadastro de doadores de médula óssea. Além do dia da mineração que apresenta atividades ligadas ao tema em questão. Como forma de incentivo à participação dos alunos, os mesmos serão desafiados a ultrapassar o recorde de arrecadação de todos os Calouros Cidadãos.

Objetivo Geral
Humanizar o trote dos ingressantes na universidade, através de atividades de cunho social, filantrópico e educativo, visando uma mudança positiva de atitudes entre calouros e veteranos.

Objetivos Específicos
Apresentar a estrutura e o funcionamento da Universidade já no primeiro dia de aula; Arrecadar e distribuir alimentos não perecíveis, fraldas, brinquedos, roupas e calçados; Incentivar o engajamento social dos alunos da instituição em movimentos da sociedade civil; Promover a sociabilidade positiva entre alunos, funcionários e docentes da instituição; Despertar a solidariedade, cidadania e a motivação para o trabalho em equipe; Incentivar alternativas criativas que estimulem a interação entre discentes ingressantes e pregressos; Promover o conhecimento dos grupos de estudo, PETs, Bateria Vulcana, DCA entre outros grupos estudantis do campus Poços de Caldas.

Justificativa
O evento tenciona promover a consciência crítica e o engajamento dos indivíduos em formação na comunidade onde estão inseridos, bem como a mobilização destes para as questões sociais, refletindo uma necessidade premente, que predispõe a universidade a um papel de importância cruscial como agente de fortalecimento da cidadania: oportunidades como essa estimulam um contato sadio entre os calouros e veteranos, contribuem para a ação social, ao expor uma realidade muitas vezes desconhecida pelos estudantes, motivando-os para a prestação de serviços comunitários e filantrópicos. Ademais, o contato dos estudantes com as entidades assistencialistas é proveitoso para ambos os lados, como demonstrado por edições anteriores do evento, já que promove a convivência e integração dos idosos (SSVP), crianças e adultos (APAE) com os discentes, fomentando o diálogo e a troca de experiências, proporcionando a possibilidade de aprender e de ensinar e contribuindo para a sensibilização dos jovens com relação a aspectos gerais da vida.

Beneficiário
Todos os ingressantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e corpo docente do Campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG. Além das entidades assistenciais de Poços de Caldas como a APAE, Lar dos Velhinhos Sociedade São Vicente de Paula e Hemominas (hemocentro de Poços de Caldas).