COLABORAÇÃO

Apresentação
No início do desenvolvimento das civilizações o consumo era voltado apenas para itens básicos para a sobrevivência dos indivíduos. A partir da metade do século XX, o consumo de bens adquiriu um papel adicional de proporcionar satisfação pessoal ao consumidor que, por sua vez, busca realizar seus desejos por meio da compra de bens, por vezes dispensáveis. Rocha (2011), aborda em seu trabalho o papel da publicidade para a implantação, na população, de um senso de busca de realização pessoal no consumo. A problemática do consumo permeia por discussões no âmbito da educação ambiental uma vez que vários estudos apontam que o perfil de consumo atual poderá produzir uma grande catástrofe ambiental, uma vez que põe em risco a disponibilidade dos recursos naturais. Nesse cenário, faz-se necessário o desenvolvimento de ações que busquem estabelecer novas formas de produção e uso dos recursos naturais, bem como novas práticas de consumo consciente com consequente gestão dos resíduos gerados.

Objetivos
-Promover ações com o intuito de estabelecer formas de consumo com base em trocas e consequente melhoria no aproveitamento dos recursos. -Promover ações que envolvam a comunidade do município de Alfenas para desenvolvimento de uma economia colaborativa e/ou circular. -Participar de eventos de extensão e/ou de meio ambiente com o intuito de promover o projeto e as ações por ele desenvolvidas.

Justificativa
Estudos apontam que o ritmo de consumo estabelecido nos últimos anos na busca de itens que levem ao atendimento das necessidades básicas e, sobretudo, ao desejo de se satisfazer por meio da aquisição de bens, é insustentável para a quantidade de recursos naturais disponíveis (MAURER et al., 2015). Para que o consumo colaborativo possa se desenvolver é necessário que ocorrem ações e mobilizações coletivas e, sobretudo, associadas a práticas de educação ambiental que promovam nos cidadãos a consciência de integralização com o meio ambiente e consequente necessidade de preservação do mesmo. Nesse sentido, a implantação do projeto ColaborAÇÃO se faz de grande importância para o desenvolvimento de práticas adequadas ao contexto do município e que possam iniciar uma mudança em relação ao perfil de consumo com consequente impacto ambiental positivo.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da Unifal-MG e a população de Alfenas de forma geral, diretamente envolvida nas ações desenvolvidas.