EDUCAMBIENTAL ANIMAL NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

Apresentação
Entre as atribuições de um museu, podemos citar que além de guardar patrimônios históricos e de grande importância para sociedade, está também a produção de conhecimentos com base em seu acervo. Tudo isso tem se tornado possível devido a investimentos de projetos e das próprias instituições, ao inserir monitorias e sequências didáticas capazes de fazer com que o público se aproprie dos temas apresentados na exposição. Tendo em vista essas considerações, o projeto EducAmbiental Animal utiliza da exposição do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alfenas (MHN-UNIFAL), desenvolvendo monitorias em busca da promoção de uma relação entre as coleções e a divulgação da ciência, para promover a produção de conhecimentos com enfoque na educação ambiental.

Objetivos
Utilizando o acervo do MHN, explorando sua sequência didática como eixo norteador dos conceitos trabalhados, além de informações e conhecimentos relacionados ao meio ambiente, são abordadas outras áreas das Ciências da Natureza, como a evolução, objetivando que o visitante adquira conhecimento de forma natural sobre a origem e cadeia evolutiva da vida no planeta, pela visão científica. Diversos são os objetivos específicos, como: Influenciar na percepção ambiental dos professores e alunos do ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior sobre as problemáticas socioambientais; Instruir a comunidade sobre as peculiaridades dos grupos animais e tipos de biomas da natureza; Informar sobre a taxidermia, processo de conservação de matérias biológicos para fins didáticos; Promover uma interação respeitosa dos visitantes com os animais e o ambiente e ajuda-los a identificarem os biomas de nossa região; Desconstruir e romper com paradigmas em relação ao comportamento de alguns animais; Auxiliar os acadêmicos do projeto na formação de ideias críticas em relação as problemáticas ambientais e à necessidade da educação ambiental no ambiente escolar e fora dele; Estimular o trabalho em equipe entre os envolvidos no projeto; Capacitar indivíduos para propagar os conceitos ecológicos nas escolas e comunidades; Auxiliar acadêmicos na aplicação didática da informação cientifica adquirida durante a graduação.

Justificativa
Na atualidade, a atividade predatória por parte do ser humano em relação a natureza, prejudica todos os seres envolvidos nesse sistema, inclusive o próprio homem. Dentre os problemas ambientais de âmbito nacional, podemos citar a perda da biodiversidade de fauna, resultante do processo de extinção das espécies. Define-se como extinção o desaparecimento de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema e é considerado um evento natural, levando milhares de anos para ocorrer. Porém, ao longo do tempo, o ser humano vem acelerando cada vez mais a taxa de extinção a ponto de ser o principal agente do processo (BRASIL, MMA, 1999). Podemos citar como fatores contribuintes para o aceleramento deste processo, a exploração indiscriminada dos recursos naturais, a degradação e a fragmentação de ambientes naturais, o tráfico e/ou atropelamento de animais silvestres, a caça predatória, entre outros (DIAS, 2010). Partindo dessa premissa, um processo de educação ambiental contínuo, em espaços educativos formais e não formais, se faz necessário e urgente, incluindo a comunidade na preservação do ambiente e desenvolvendo atitudes onde o ser humano conviva em equilíbrio com a natureza (CARVALHO, 2005). Reforçando a necessidade de trabalhos na área de educação ambiental, principalmente junto ao público escolar de crianças e adolescentes, este projeto propõe desenvolver atividades relacionadas a esta temática, explorando o ambiente da exposição de animais do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alfenas, onde será desenvolvido um trabalho de socialização e conscientização entre pessoas, crianças, adolescentes e adultos de escolas (estudantes e professores), além dos monitores que participarão das ações. Nesse sentido, o projeto tem o intuito de colaborar com a formação de conscientização ambiental, no que se refere ao respeito pelos animais e pelo ambiente, promovendo visitas de alunos das escolas de educação infantil, nível fundamental, médio, técnico e/ou público em geral, abrindo assim as portas da Universidade e Museu à comunidade, com exposições monitoradas do material de nossas coleções didático-pedagógicas. Desta forma, pretendemos explorar a coleção biológica de animais taxidermizados do MHN, entre outros recursos, no intuito de propor reflexão sobre a possibilidade da mesma se tornar, em um futuro breve, um pequeno acervo de animais extintos, graças à falta de consciência humana frente à nossa responsabilidade de preservação ambiental. Há ainda uma forte articulação do projeto com o ensino de Graduação, permitindo um constante contato da equipe participante das ações, com os níveis de ensino fundamental, médio e técnico, o que pode servir de balizador pedagógico geral para os acadêmicos, proporcionando uma atuação direta junto aos alunos e professores desses níveis de ensino e dessa forma, o conhecimento da realidade escolar, também contribuindo positivamente como experiência, integrando ainda mais os pilares da extensão e do ensino, na modalidade da Licenciatura em Ciências Biológicas, presencial e à distância, desta Instituição.

Beneficiário
Estima-se que sejam beneficiados diretamente com ações do projeto, o público escolar diverso, da cidade e região, de educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico e superior, que serão convidados a participarem da visitação agendada ao espaço de exposições do MHN.