O BÁSICO DA MATEMÁTICA, NO YOUTUBE

Apresentação
O presente projeto diz da criação de um canal no Youtube, cujo conteúdo será constituído por tópicos de Matemática Básica (estudada nos ensinos Fundamental e Médio). A ideia é que os vídeos sejam criados/apresentados por alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE), sob a supervisão dos docentes responsáveis pelo projeto. A razão desta escolha é criar um produto cuja linguagem seja a mais acessível ao público-alvo, que são estudantes com dificuldade nos tópicos de matemática vista na escola. Acredita-se que uma parcela significativa de quem se interessará pelo material serão alunos da própria UNIFAL-MG, com destaque para os próprios alunos do BICE. Porém, a ideia é que os vídeos atravessem as paredes na universidade e sirvam para auxiliar estudantes das escolas públicas da cidade e região na compreensão de uma matéria considerada difícil pela maioria das pessoas.

Objetivos
A presente proposta intenciona: 1) criar um material de matemática básica de acesso fácil e irrestrito a todos aqueles que tem dúvidas pontuais na matéria; 2) construir um produto capaz de responder de forma rápida, precisa e confiável questões/temas de matemática elementar; 3) fornecer aos alunos do BICE um material de apoio para a resolução dos exercícios propostos em suas aulas de Matemática; 4) fornecer à comunidade, em especial aos que tem dúvidas em tópicos elementares de matemática, trabalhados nos ensinos Fundamental e Médio, uma explicação complementar à da dada pelo professor em sala de aula; 5) contribuir para uma melhor formação dos alunos participantes do projeto, seja no que diz respeito à compreensão do temas abordados nos vídeos, seja no aprimoramento da capacidade de explicar ao outro um conteúdo essencial, mas diversas vezes considerado incompreensível;

Justificativa
Nas duas últimas décadas o Brasil ampliou significativamente o número de vagas para ingresso no nível superior. Paralelamente, o que se viu neste período, em termos de resultados das avaliações de qualidade da educação, foi o país ficar com os últimos lugares nos rankings internacionais (OECD, 2015). Os piores resultados foram os obtidos pelos alunos da rede pública estadual (BRASIL, 2015). No caso do BICE, temos que menos de 18% dos ingressantes fizeram sua formação básica, exclusivamente, na rede privada de ensino (RAMOS, DUARTE e GRUNMANN, 2017). Isso significa que o perfil dos ingressantes do BICE se assemelha muito ao perfil dos estudantes da rede pública estadual. Neste sentido, o que se observa a cada nova turma de calouros são alunos que apresentam muita dificuldade para acompanhar os cursos da área de exatas do curso, especialmente Cálculo I e II. Conteúdos que fazem parte da ementa de disciplinas do 5º ano do Ensino Fundamental não são completamente dominados. Por outro lado, especialmente para os alunos do noturno, cursar uma disciplina optativa (Pré-Cálculo, por exemplo), fora da dinâmica curricular do curso, é inviável. O que se tem então é um problema de difícil solução, mas que a universidade deve fazer parte dela. O presente projeto intenciona ser um elemento que contribua nesta direção. Ou seja, temos alunos da UNIFAL-MG que compartilham da mesma carência de conhecimento em matemática que a maioria dos jovens que estão nas escolas públicas de ensino médio estaduais. Assim, um canal no Youtube que se propõe a abordar, de forma didática e com linguagem jovem, estes conteúdos elementares de matemática, se coloca como um importante instrumento de apoio ao aprendizado para estes jovens.

Beneficiário
Entende-se que projetos de difusão do conhecimento beneficiam sociedade como um todo. No caso deste projeto, especificamente, os beneficiários serão todos aqueles que tem dúvidas e dificuldade com a aprendizagem de matemática. Nosso foco, neste sentido, é atender os alunos do ICSA.