ÁGUA É VIDA

Apresentação
Água é vida é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alfenas que tem como parceiro a PROGEPE e a participação de comunidade externa e interna. Esse projeto tem como finalidade o aprimoramento dos alunos e melhora da atividade física, qualidade de vida e flexibilidade da comunidade externa e interna. Água é vida busca a partir dos desenvolvimentos de suas ações de pesquisa, ensino e extensão uma contribuição positiva para a saúde, melhora do nível de condicionamento, melhora na qualidade de vida e flexibilidade. Espera-se também como resultado apresentação de trabalhos em eventos científicos e de extensão.

Objetivos
- Determinar o nível de atividade física e a qualidade de vida para comunidade interna e externa e orientações quanto à importância da atividade física para saúde. - Verificar que a idade correlaciona com nível de atividade física através deste resultado será realizado orientações sobre a atividade física. - Oferecer ambiente de geração de conhecimento propício para a formação de estudantes de graduação na área de saúde.

Justificativa
Os indivíduos permanecem em seu ambiente de trabalho por um longo período em posição sentada ocasionado inatividade e sobrecarga no sistema musculoesquelético. A inatividade física é o quarto fator principal de risco para mortalidade em todo o mundo (OMS) que acarreta o aumento do risco cardiovascular, obesidade, acidente vascular encefálico, diabetes, depressão e demência (Pratt et al., 2014; Blondell et al., 2014; Lee et al., 2012). Outra tendência da população em geral é a diminuição de atividades físicas quer seja na forma de esportes ou na execução de atividades do dia-a-dia o que contribui para agravar o comprometimento do sistema musculoesquelético.

Beneficiário
Servidor e técnico administrativo, alunos e comunidade externa