VIVÊNCIA DE COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS - MÉTODO UFSC

Apresentação
A compostagem de resíduos sólidos orgânicos é uma demanda regulatória estabelecida no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (2010), e que estabelece a destinação de resíduos sólidos orgânicos (RSOs) para sistemas de compostagem. O projeto de extensão Decompondo vem realizando atividades de compostagem desde 2015, e atualmente encontra-se em atividade na Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBC), onde conta com um pátio didático de compostagem que até o momento recebeu mais de 10 toneladas de RSOs, e gerou mais de 2 toneladas de composto orgânico. O método utilizado pelo projeto é o de leira estática por aeração passiva (conhecido também como "Método UFSC"), uma tecnologia social eficiente e de baixo custo, que pode ser implementada em diferentes escalas (doméstica, comunitária, industrial e municipal). O mini-curso é voltado para uma formação introdutória a respeito desta tecnologia, com abordagem teórica e prática.

Objetivos
- problematizar a gestão de resíduos sólidos orgânicos (impactos sócio-ambientais); - apresentar o método UFSC de compostagem como tecnologia social; - desenvolver conhecimentos teóricos e práticos a respeito do método; - compreender as aplicações do método;

Justificativa
A gestão de resíduos sólidos é um problema grave e crescente em qualquer cidade, por uma série de motivos: coleta onerosa, local de descarte, exigências e multas dos órgãos ambientais, resistência das pequenas vizinhas às grandes cidades em ceder terrenos para novos aterros sanitários, catação por pessoas carentes, proliferação de ratos, insetos, doenças, etc. Ainda que haja iniciativas majoritariamente voltadas para a gestão de resíduos sólidos secos, a gestão de sólidos orgânicos (RSO) ainda encontra resistência para efetiva implementação. Esta fração dos resíduos ainda é frequentemente destinada de forma inadequada em uma quantidade significativa e preocupante, sem que haja um destino apropriado, acarretando em risco ambiental e social. Uma das destinações possíveis aos RSOs é a compostagem, que conta com uma diversidade de métodos. O produto principal da compostagem é um composto orgânico sólido e/ou líquido, utilizado geralmente em atividades de jardinagem e/ou horticultura. Neste sentido, o curso justifica-se ao considerarmos a necessidade de replicação de tecnologias sociais eficientes e de baixo custo, e que impactam sobre a gestão de resíduos sólidos orgânicos.

Beneficiário
Curso aberto para a comunidade acadêmica e não acadêmica.