PENSANDO EM CÓDIGOS: DESENVOLVENDO OS PRINCÍPIOS LÓGICOS DA COMPUTAÇÃO

Apresentação
Este projeto incorpora os elementos da inclusão e letramento digital e do desenvolvimento de raciocínio lógico a partir da aprendizagem, de modo lúdico, de linguagens de programação e dos princípios fundamentais das Ciências da Computação, seguindo uma tendência mundial do ensino de linguagem de programação para crianças, jovens e adultos, principalmente por meio de linguagens de programação por blocos (sistemas lúdicos e interaticos). As atividade do projeto ocorrerão online, pelo ambiente virtual Moodle, utilizando de aplicativos do Hour of Code (CODE.org), Scratch (MIT) e Appinventor (MIT). A programação nesses aplicativos se dá por meio do encaixe de blocos coloridos pré-definidos, de maneira lógica e concatenada. Os projetos no Scratch e Appinventor poderão se tornar histórias, jogos, apresentações, de acordo com a criatividade do participante. Teremos alguns momentos de atividades presenciais, com foco no público local e regional, voltadas para estudantes e professores de do ensi

Objetivos
Aprimorar as atividades das ações do projeto Pensando em Código para as ações de 2018 Atuar na formação de professores para uso das tecnologia digitais no ensino; Estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico; Estimular a criatividade nos participantes do projeto; Contribuir para o desenvolvimento da literacia digital nos envolvidos do projeto; Estimular o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas; Estimular o desenvolvimento de habilidades sociais durante os trabalhos em grupo; Aprimorar e aplicar os cursos do Scratch e App Inventor, desenvolvidos em 2017, pensando em grandes turmas (1000 participantes); Estimular o uso das tecnologias educacionais por meio do grupo no facebook do projeto; Capacitar os estudantes dos mestrado profissional em História Ibérica para construírem materiais didáticos para utilização real em escolas.

Justificativa
Atualmente não há disciplinas de informática, formais, nas escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior, assim como em muitas privadas. Destaca-se ainda que, quando há atividades de informática, essas, geralmente envolvem o uso da internet para pesquisas, para uso de aplicações (Word, Excel etc) ou para uso com fins didáticos de conteúdos específicos (ex. ensino de Biologia). Dessa forma, percebe-se um carência de atividades envolvendo o conhecimentos dos princípios das Ciências da Computação que, de alguma forma, acabam por fazer parte do dia-a-dia da maior parte das pessoas, a partir do momento que usam algo que se utiliza de alguma linguagem de programação para funcionar. Além disso, a aprendizagem dos princípios das programação, de forma lúdica, estimula o estudante à aprendizagem, à experimentação, ao desenvolvimento do raciocínio lógico. Destaca-se que esse processo pode explorar a criatividade do estudante e estimular sua capacidade de inovação, conforme observado em diversas pesquisas no mundo. Outro destaque se refere que ações onde o participante se torna autor de seus próprios materiais acabam por gerar grande motivação do participante à aprendizagem, o que, neste caso, referem-se ao sistemas de autoria que pretendemos utilizar (app Inventor e Scratch). Além disso, o projeto Pensando em Códigos teve uma teve uma crescente procura em 2017, sendo que até o momento tivemos cerca de 500 inscritos, estimando fechar o ano com cerca de 600 inscritos nas ações do projeto, o que ressalta a importância e o interesse pelo público, com destaque ao interesse dos professores do ensino básico.

Beneficiário
Espera-se com esse projeto a participação de estudantes do ensino fundamental II médio e iniciantes da graduação, além de estudantes de pós-graduação. Com base no Pensando em Códigos 2017, destacamos os professores do fundamental II e Médio como beneficiários.