ANALISE LABORATORIAL DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE AGUAS, EFLUENTES E ALIMENTOS

Apresentação
A presente proposta do projeto é de prestação de serviço, através de análises físico-químicas e microbiológicas, para a comunidade da Região de Poços de Caldas (Sul de Minas). Essas análises atenderão demanda do setor industrial de alimentos (cervejarias, laticínios), empresas prestadora de serviços ambientais, propriedades rurais, além da comunidade em geral da região de Poços de Caldas – MG. As análises serão realizadas nos Laboratórios de Microbiologia Ambiental (LaMA), Laboratório de Biotecnologia anaeróbia (Biotech), Leca, Laboratório de Ecossistemas Aquáticos e solos (LEAS) e laboratório de central analítica do Campus de Poços de Caldas, utilizando os equipamentos constantes nesses laboratórios.

Objetivos
Analisar qualidade de efluentes de acordo com a Resolução Conama n0 430 de 2011; Analisar qualidade de água naturais, de piscina, água mineral; Analisar qualidade microbiológica de cerjevas e produtos lacteos de acordo com as normativas de cada setor; Realizar ensaios de Toxicidade para amostras ambientais; Realizar ensaios de atividade antimicrobiana para produtos saneantes.

Justificativa
A Universidade pública é pautada no tripé ensino, pesquisa e extensão. Entre as ações da Extensão Universitária se encontra a Prestação de serviço à comunidade. Frequentemente recebemos solicitações de análises físico-químicas e microbiológicas de diferentes setores (indústria de cerveja, empresas de consultorias ambientais e certificadoras, propriedades rurais, indústria de laticínio entre outras). Possuimos em nossa estrutura laboratorial e corpo-técnico envolvido condições para realização de ensaios físico-químicos e microbiológicos. Temos alunos provenientes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia e das Engenharias Ambiental, Química e Minas interessados em realizar estágios e projetos de iniciação científica, na sua área de formação. Frente a esta situação, aliada a atual dificuldade de manutenção das estruturas laboratorial existente (manutenção de equipamento, estoque de reagentes, bolsistas, estagiários) e ausência de chamadas de projetos científicos por agencias de apoio, este projeto se faz necessário. Com sua execução, poderemos atender uma demanda da Região de Poços de Caldas

Beneficiário
Comunidades rurais, empresas de serviços ambientais, indústrias da região de Poços de Caldas. Discentes dos cursos de graduação da Unifal, Laboratório de Microbiologia ambiental, Biotecnologia anaeróbia e Laboratório de ecossistemas aquáticos e solos.