SAÚDE MAIS ESPORTE

Apresentação
Os esportistas e atletas demandam de atenção minuciosa, visto que estão expostos a propagandas apelativas que prometem melhor rendimento e desempenho bem como livre acesso ao consumo indiscriminado de suplementos nutricionais, o que pode trazer prejuízos à saúde. Além disso, em decorrência de treinamento mal orientado e supervisionado podem apresentar vários tipos de lesões. Já existe uma procura por atendimento advinda deste público na Clínica de Fisioterapia da UNIFAL-MG por meio do projeto “Atleta sem dor” e a ideia é oferecer também atendimento médico e nutricional para permitir uma abordagem mais abrangente e mais eficiente a comunidade externa. Neste contexto, constata-se que existe uma demanda cada vez mais crescente de atendimento multiprofissional na área de saúde (médico, nutricional e fisioterápico) a esses indivíduos da comunidade, bem como da necessidade de aperfeiçoamento de futuros profissionais da saúde na área de esportes.

Objetivos
Avaliar pré-participação de atletas; - Acompanhar, por meio de estudantes de Medicina, Nutrição, Fisioterapia e integrantes da liga de Medicina do exercício e do esporte da UNIFAL-MG, atletas e desportistas no decorrer de competições; - Orientar nutricionalmente atletas, praticantes de exercício físico e indivíduos portadores de enfermidades crônicas; - Reabilitar, por meio de fisioterapia, lesões esportivas; - Capacitar os estudantes de Medicina, Nutrição e Fisioterapia na identificação, prevenção e orientação específicas diante de alterações fisiológicas mais comuns durante a prática de exercícios físicos; - Capacitar os estudantes de Medicina, Nutrição e Fisioterapia para realizarem pesquisa na área de saúde esportiva, por meio de estudos e relatos de caso, por exemplos; - Promover fóruns de discussão sobre atualidades científicas. - Participar e promover eventos (palestras, simpósios) na área.

Justificativa
A medicina do exercício e do esporte é uma especialidade médica reconhecida globalmente e no Brasil apresenta importância crescente. Compõe um campo de trabalho estabelecido que avalia os aspectos médicos do exercício físico bem como atende às novas demandas da sociedade para a prevenção, promoção, terapêutica e reabilitação da saúde e de altos índices de desempenho esportivo. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte atua na área divulgando ações e documentos, bem como diretrizes que norteiam e contribuem para a compreensão da especialidade que é de grande relevância por sua ampla multidisciplinaridade médica e integração de várias outras especialidades da área da saúde, como Nutrição e Fisioterapia. Desta forma, a Medicina do Exercício e do Esporte torna-se obrigatória uma visão abrangente do profissional para os pontos de interface com as demais especialidades buscando ademais o conhecimento específico, próprio e definido da especialidade.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de Medicina, Nutrição e Fisioterapia. Indivíduos da comunidade local, atletas e praticantes de exercício físico.